Menu
21 de abril de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Campo Grande

Bombeiros fazem simulação de incêndio em loja de shopping

Simulado faz parte das ações desenvolvidas na Semana de Prevenção contra Incêndio

5 Jul2017Da redação13h51
(FOTO: Divulgação)
  • (FOTO: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)

O Corpo de Bombeiros Militar, através do 1º Grupamento de Bombeiros, realizou na manhã desta quarta-feira (05), um simulado operacional em uma loja no shopping Norte Sul Plazza em Campo Grande. O simulado faz parte das ações desenvolvidas pela corporação na Semana de Prevenção contra Incêndio.

A simulação consistiu em um incêndio no interior de uma loja, localizada dentro do shopping, pouco antes da abertura ao público. O incêndio teve início na área do provador masculino e se espalhou rapidamente para o provador feminino e escadas, o local foi tomado por fumaça, causando pânico entre os funcionários. No total foram 04 vítimas, sendo que uma veio a óbito, por ter inalado uma grande quantidade de fumaça, e três foram socorridas com ferimentos graves para a unidade hospitalar.

As viaturas de socorro foram acionadas por volta das 09h03 da manhã, informando o sinistro e, em aproximadamente 05 minutos já estavam no estacionamento do shopping realizando o salvamento das vítimas. Na simulação foi empregado o Drone, equipamento de alta tecnologia, que permite gravar imagens em alta resolução e transmiti-las em tempo real para o posto de comando, além das novas viaturas recentemente adquiridas pelo governo.

No total foram empenhadas 06 viaturas e 20 militares, entre Unidades de Resgate, Moto-Socorristas, caminhões de combate a incêndio e viatura de atendimento de acidentes com Produtos Perigosos. O simulado contou com o apoio da aeronave da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que realizou o transporte da vítima com maior gravidade para o hospital e da Liga do Trauma, composta por acadêmicos de medicina da UFMS, que serviram de vítimas no simulado realizado nesta manhã, além da equipe de brigadistas do shopping.

O Corpo de Bombeiros Militar explica que simulados operacionais são realizados pelo menos duas vezes por ano, e tem como objetivo principal o treinamento dos militares e a diminuição do tempo resposta, que consiste na chegada ao local da ocorrência no menor tempo possível.

Após o término do simulado, as equipes empregadas no evento participaram de uma reunião para avaliação dos trabalhos, lembrando que a simulação tem por objetivo, também, a minimização de erros e a excelência no atendimento em casos de ocorrências reais. O Corpo de Bombeiros Militar orienta para que, em casos de emergência, ligue para o telefone 193.

 

Veja Também

Gil de Camillo fala sobre ‘Arquitetura de Resultado’ no ‘Café com Negócios’
Terapeutas holísticos de MS se organizam em Associação
Agetran alerta para interdições em vias neste sábado e domingo
Idosa sofre com adiamentos de cirurgia
Trabalhador fica preso em ferragens após acidente em rodovia
Governo revitaliza asfalto de três rodovias estaduais
Justiça Federal torna Cabral réu pela 23ª vez na Lava Jato
Prefeitura convoca mais 70 médicos inscritos na cadastro temporário
Em MS Atenção motoristas: BR-163/MS passa por obras da CCR MSVia Em caso de chuvas, as obras serão suspensas
Drone e ferramentas artesanais fazem sucesso na 3ª edição da Tecnofam