Campo Grande •24 de Setembro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner Rota das Estações - Primavera

Valdelice Bonifácio | Domingo, 11 de Janeiro de 2015 - 12h30Bike Anjos ensinam pessoas de qualquer idade a pedalarCrianças, jovens, adultos e idosos podem contar com ajuda especializada e gratuita para começar a andar de bicicleta ou ainda pedalar com mais segurança no trânsito

  
Bike Anjo ajuda pessoas de qualquer idade a perder o medo de andar de bicicleta (Foto: Victor Chileno)
  • Bike Anjo ajuda pessoas de qualquer idade a perder o medo de andar de bicicleta
  • Agora que sabe pedalar Maria Joana vai comprar uma bicicleta e pretende usá-la com frequência (Foto: Victor Chileno)
  • A dona de casa Maria Joana foi uma das várias pessoas a buscar ajuda dos Bike Anjos para aprender a pedalar (Foto: Victor Chileno)
  • Com a ajuda de voluntários, adultos realizam desejo de infância de andar de bicicleta (Foto: Victor Chileno)
  • Cair faz parte do aprendizado, mas Bike Anjo está sempre próximo para ajudar a recomeçar a pedalada (Foto: Victor Chileno)
  • Edson Kubilha orienta Fernanda Romeiro que pedalou pela primeira vez neste domingo (Foto: Victor Chileno)
  • Com ajuda do Bike Anjo, Fernanda superou o medo e realizou desejo de infância de pedalar (Foto: Victor Chileno)
  • Bike Anjo estão sempre ao lado dos alunos motivando e transmitindo confiança (Foto: Victor Chileno)
  • Juliano Almeida ajuda João Luiz a se libertar de trauma de infância; aos cinco anos ele caiu e se feriu ao tentar pedalar (Foto: Victor Chileno)
  • Orgulhoso, pai abraça filha que neste domingo pedalou pela primeira vez no Parque das Nações (Foto: Victor Chileno)
  • Bika Anjos são voluntários e nada cobram para ensinar pessoas de qualquer idade a pedalar (Foto: Victor Chileno)
  • Próxima Escola Bike Anjo que ensina a andar de bicicleta está marcada para 8 de fevereiro, no mesmo local de hoje, no Parque das Nações (Foto: Victor Chileno)
  • Elijane Coelho explica que rede nacional de voluntários pretende disseminar a cultura da bicicleta (Foto: Victor Chileno)

Aos 52 anos de idade, a dona de casa Maria Joana de Resende Ossuna deu suas primeiras pedaladas na manhã deste domingo, 11 de janeiro, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Ela que nunca tinha pedalado antes agora vai comprar uma bicicleta e usá-la com frequência. “Eu tinha medo de cair, por isso nunca nem tentei. Agora, pretendo pedalar bastante”, comemora. O feito de Maria se deve ao Bike Anjos, uma rede nacional de ciclistas experientes que se uniram para ensinar pessoas de qualquer idade a andar de bicicleta gratuitamente.

A ação que já se espalha pelo País teve ontem sua segunda manhã de atividades na Capital. Ciclistas profissionais como Edson Kubilha, campeão estadual de ciclismo em 2013, fazem parte do grupo e vibram com o aprendizado dos alunos. A maioria já sai pedalando nos primeiros minutos da aula. É preciso passar confiança durante os ensinamentos.

Kubilha foi o responsável pelas primeiras pedaladas de Fernanda Romeiro Miranda, 24 anos. A estudante de Medicina mora em Cuiabá, mas está passando as férias em Campo Grande. Ao tomar conhecimento pela mídia da iniciativa, ela enxergou a chance de realizar uma vontade da infância. “Quando criança eu tentei pedalar, mas não consegui. Eu tinha muito medo e desisti. Hoje, com 20 minutos de tentativa saí pedalando. Os professores te passam segurança e aí você deixa o medo de lado”, relata a jovem.

Ciclista desde os 15 anos, Kubilha se sente realizado em ensinar a outras pessoas o que mais gosta de fazer. Na avaliação dele, muitas pessoas chegam à fase adulta sem aprender a andar de bicicleta devido à falta de estímulo em casa. “Além disso, a tecnologia atualmente prende as pessoas na frente de computadores e aparelhos eletrônicos. Queremos ajudar as pessoas a saírem desse marasmo e pedalar”, afirma.

Aos 12 anos, João Luiz Bachi Fonseca, não quer ser prisioneiro da tecnologia, mas sim experimentar a sensação de liberdade quer as pedaladas podem proporcionar. Tanto que resolveu enfrentar o medo da bicicleta e neste domingo pedalou com a ajuda do Bike Anjo, Juliano Almeida, outro apaixonado pelo ciclismo. “Eu tinha cinco ano quando tentei pedalar. Caí e machuquei a perna e a cabeça. Desde então não tentei mais andar de bicicleta. Hoje já dei umas pedaladas”, conta o adolescente.

Juliano Almeida conta que em casos como o de João Luiz é preciso derrubar o bloqueio que houve na infância. “Precisamos melhorar a autoestima e transmitir confiança, convencer de que é seguro pedalar”, ensina. Mais do que trabalhar o psicológico, o Bike Anjo também ensina as técnicas, como a postura correta de sentar na bicicleta, o que envolve também um trabalho de equilíbrio. Não é preciso capacete ou luvas para frequentar as aulas. As bicicletas para os treinos são fornecidas pelos próprios Bike Anjos.

Outro serviço prestado pelos voluntários é uma espécie de consultoria para pessoas que já sabem andar enfrentarem o trânsito com mais segurança. Eles ensinam a maneira correta de se portar no percurso desejado e repassam, inclusive, noções de legislação de trânsito. “Trabalhamos voluntariamente para ajudar a formar a cultura da bicicleta”, sintetiza a Bike Anjo Elijane Coelho, que também desenvolve trabalho parecido na Agência de Turismo Sopa de Pedras Cicloaventuras.

A próxima Escola Bike Anjo (Eba) a ser realizada em Campo Grande será no dia 8 de fevereiro, no mesmo lugar de hoje, na área de shows do Parque das Nações Indígenas, no período da manhã. Os interessados devem se inscrever no site do Bike Anjo. Na mesma página é possível solicitar um voluntário para aprender a enfrentar o trânsito com mais segurança. O grupo mantém ainda um perfil com informações atualizadas no Facebook.

Veja Também
Projeto facilita retirada de conteúdos da internet que induzam ao suicídio
Corumbá vai substituir nove mil lâmpadas comuns por LED
Parceria combate discriminação por orientação sexual
Nova espécie de aranha é descoberta em MS
Aviões militares dos Estados Unidos voam perto da Coreia do Norte
MPE investigará denúncia de corrupção na Câmara de Ivinhema
Prova para revalidar diploma de medicina obtido em outros países será amanhã
Governo promove palestra de prevenção ao suicídio para servidores
Três Lagoas implanta super antivírus para proteger dados
MPF denuncia seis pessoas por falsificação de documentos
Square Noticias UCDB
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothNews
Rec banner - Patio central
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento