Menu
20 de junho de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Cerrado

Artista Cleir apresenta obra que contempla cultura e fauna de MS

Cleir confeccionou duas garças, um tamanduá-bandeira e cupinzeiros, por serem representantes da fauna do cerrado

18 Mai2019Da redação15h16

Expressando seu amor pela fauna e cerrado sul-mato-grossense, o artista plástico Cleir assina mais uma obra em Mato Grosso do Sul. Desta vez, o município contemplado é Bataguassu – distante 330 km da Capital. O Museu de Bataguassu tem o objetivo de preservar a memória do município que conta com cerca de 22 mil habitantes.

Para esta obra, Cleir confeccionou duas garças, um tamanduá-bandeira e cupinzeiros, por serem representantes da fauna do cerrado. Duas estradas de boiadeiro e um carro de boi, elementos característicos da história e fundação de Bataguassu também estão retratados no local. 

O projeto foi desenvolvido em parceria com o arquiteto Johny Medeiros, com quem Cleir já desenvolveu outros trabalhos, como a Praça da Liberdade, em Bonito, onde o artista confeccionou a famosa escultura das piraputangas.

As esculturas de Bataguassu foram feitas em argamassa armada e concreto, as obras retratam a grandiosidade da fauna regional. O tamanduá conta com 2,70 m de comprimento, já as garças brancas têm 2mX1,80m (a de asas abertas) e 2mX0,60m a ave sobre um toco também esculpido pelo artista plástico. A estrada de chão conta com 15mX2m e há ainda detalhes como trilheiros e grama e o cupinzeiro ao lado do tamanduá foi revestido por lâmpadas de LED, que quando aceso à noite, representa as larvas que alimentam o animal.

 “Fui procurado pela Prefeitura e Secretaria de Educação da cidade para fazer um trabalho que remetesse ao cerrado e contasse a história da chegada dos boiadeiros, dos desbravadores que abriram caminho para chegar ao município, foi quando surgiu a ideia de criar esta obra dividida em duas praças, fazendo então uma moldura ao museu de Bataguassu”, conta Cleir que destaca ainda que o objetivo foi fazer com que tudo parecesse muito natural, realmente recordando a história.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Regina Duarte de Barros Dovale, a obra resgata e preserva a memória da cidade e Cleir representa a paixão por MS através de suas obras sempre dedicadas à disseminação da natureza regional.

“Cleir é respeitado por seu trabalho e retrata com amor as belezas de Mato Grosso do Sul. Em 2007 ele contemplou a cidade com outra obra, o Monumento dos Tucunarés, localizado na praça Jan Antonin Bata. Com 4,5 metros de comprimento cada, eles representam a tradição do município conhecido como o reduto da espécie. E é muito admirado por todos”, avalia a secretária.

O prefeito da cidade, Pedro Arlei Caravina destaca a confiança em Cleir para criar esta importante obra para a cidade. “Cleir foi convidado a desenvolver o projeto por ter um serviço de referência. Após o monumento dos tucunarés, o profissional foi novamente contratado para executar essas outras obras”, destaca Caravina.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura do município, a implantação do Museu de Bataguassu é fruto de um convênio firmado entre Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Núcleo Municipal de Cultura e Governo do Estado, por meio do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS), Fundação de Cultura e Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania.

Previsto para inaugurar em junho de 2019, o espaço cultural funcionará na rua Ribas do Rio Pardo, 376, centro, no imóvel construído na década de 1970, especialmente para utilização em ensino público.

No plano de implantação consta a realização de exposições permanentes e temporárias; estudos, pesquisas além de oficinas que compõem um projeto de educação patrimonial voltado para as escolas locais.

Em breve, Cleir apresentará novos projetos no qual está à frente. Entre eles, restauração de painéis em Campo Grande e obras na Capital e interior, todas com foco na cultura e biodiversidade de Mato Grosso do Sul.

Veja Também

Investir em educação é eficaz para redução de homicídios, diz Unicef
Total médio de anos de estudo cresce no Brasil, diz pesquisa do IBGE
Movimentos brasileiros pela sustentabilidade
Campanha vai imunizar 200 mil cães e gatos
Corpus Christi altera funcionamento dos serviços públicos; confira
Servidores arrecadam seis mil peças de roupas e doam para FAC
Agehab divulga lista de habilitados para sorteio de apartamentos na Capital
Detran não abre na sexta, mas vistoriadoras mantêm atendimento
Zezé Di Camargo faz campanha pró Cota Zero em MS
Operação Limpa Pátio no Detran-MS