Campo Grande •23 de Outubro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner Rota das Estações - Primavera

Valdelice Bonifácio | Sábado, 15 de Julho de 2017 - 09h10Apesar de protestos, Centro de Línguas será fechadoFuncionários das unidades da Capital e Dourados serão remanejados, segundo a SED

Estabelecimento foi criado por decreto para atender prioritariamente alunos de escolas públicas
Estabelecimento foi criado por decreto para atender prioritariamente alunos de escolas públicas (Foto: Marco Miatelo)

Apesar dos protestos da comunidade escolar e de críticas feitas por deputados estaduais, o governo do Estado confirmou que fechará as unidades do Centro Estadual de Línguas e Libras (CEL) Professor Fernando Peralta Filho que atualmente funcionam em Campo Grande e Dourados. O motivo é que as unidades não estariam atendendo prioritariamente o público para o qual foi criado, que são alunos de escolas públicas. Os funcionários de ambas unidades serão remanejados.

Em nota encaminhada à imprensa, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) informa que o estabelecimento foi criado por decreto publicado em 2011 para atender prioritariamente, a estudantes que cursam o ensino médio e suas modalidades nas redes públicas de ensino – ou aqueles que são bolsistas em escolas particulares.

“Porém, entre o público atendido em Campo Grande e Dourados, atualmente, menos de 25% são de estudantes que se encaixam nesse perfil”, justificou a Secretaria. A destinação dos prédios que atualmente abrigam o Centro de Línguas em Campo Grande e Dourados está em estudo. A expectativa é de que o fechamento ocorra em dois meses.

A SED afirma que não haverá prejuízos para a formação dos alunos da rede pública, uma vez que os estudantes já são contemplados, na grade curricular da Educação Básica, desde o sexto ano do Ensino Fundamental, com aulas de Inglês ou Espanhol. Além disso, sete escolas da Rede Estadual na Capital ofertam cursos de Libras, segundo a SED.

“Nesse sentido, considerando o contexto atual e o fato de que o CEL não está vinculado ao atendimento dos aspectos prioritários da Educação Básica prevista em legislação, a SED dará início ao processo de descontinuidade dos módulos dos cursos atualmente em andamento no CEL”, diz a secretaria.

Ainda de acordo com a SED, os módulos de cursos que estão em andamento serão finalizados, conforme programação. “Após a conclusão dos estudos, profissionais efetivos que atuam no CEL serão remanejados para outras unidades da Rede Estadual de Ensino”, explica o órgão.

Protestos – Nesta semana, professores, funcionários e alunos do CEL de Campo Grande realizaram protesto público em frente à unidade contra o fechamento do local. Também houve repercussão na Assembleia Legislativa onde o deputado estadual Pedro Kemp (PT) puxou o debate sobre o assunto.

“Foi alegado falta de recursos para manter o Centro, que atendia o pessoal de baixa renda no ensino de diversas línguas, que era a oportunidade que tinham para se preparar para faculdade e mercado de trabalho. Segundo depoimento de diversos alunos, o ensino era muito qualificado. Lamentamos muito”, disse o parlamentar.

Veja Também
Área usada como ‘garagem de ônibus’ gera transtornos
Rodoviária é palco da exposição 'Campo Grande - 40 anos de Capital'
Projeto colaborativo combate obesidade na Capital
Turista espanhola é morta por policiais na Rocinha
Últimos dias de pesca nos rios de MS antes do defeso
Servidor estadual terá semana com programação especial
Segunda, 23 de Outubro de 2017 - 12h52Na BR-163/MS, obras da CCR MSVia operam em pare-e-siga Em caso de chuvas as obras poderão ser suspensas, retornando tão logo elas cessem
HU abre inscrições para residências Médica e Multiprofissional
Segunda, 23 de Outubro de 2017 - 11h23Time UFGD representa o MS nos Jogos Universitários Brasileiros Jogos Universitários é o mais importante evento esportivo universitário do país
Leilão de bovinos supera meta e arrecada R$ 39 mil
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
Rec banner - Patio central
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento