Campo Grande •18 de Janeiro de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner Governo do estado - IPVA

Da Agência Brasil | Quinta, 13 de Outubro de 2016 - 08h09Aos 90 anos, morre o Nobel de Literatura italiano Dario FoEscritor, dramaturgo, ator, diretor, pintor, cenógrafo, Fo era um artista completo e, como se definia, "um giullare" moderno

No dia em que a Academia Sueca anunciará o novo Nobel de Literatura, faleceu hoje (13) em Milão, aos 90 anos, o vencedor da premiação em 1997, o italiano Dario Fo. De acordo com o diretor do departamento de Pneumologia do hospital Sacco, Luigi Legnani, onde Fo estava hospitalizado, o escritor havia sido "internado há 10 dias por uma insuficiência respiratória ligada a uma doença pulmonar existente há anos - uma doença silenciosa e progressiva". As informações são da agência Ansa.

Escritor, dramaturgo, ator, diretor, pintor, cenógrafo, Fo era um artista completo e, como se definia, "um giullare" moderno. A expressão refere-se aos artistas medievais que faziam de tudo ou ainda aos bobos da corte que entretinham a realeza.

Ao lado da esposa, Franca Rame, o italiano tornou-se um dos maiores símbolos da cultura local, e também um dos mais destacados ativistas do país. No dia em que foi premiado com o Nobel, em 9 de outubro de 1997, a academia lhe entregou a honra dizendo que, "seguindo a tradição dos 'giullares' medievais, ele delega poderes ao restituir a dignidade aos oprimidos". Fo deixa um filho, Jacopo, fruto de seu longo casamento com Rame - falecida em 2013.

Veja Também
Quarta, 18 de Janeiro de 2017 - 06h38Céu claro com possibilidade de chuva Em algumas regiões podem até serem registradas tempestades
Em 6 anos, presos pagam R$ 2 milhões pelas suas despesas, diz TJMS
Temer discute crise prisional com governos do Norte e Centro-Oeste
Entenda a diferença entre zika, dengue e chikungunya
Nova administração do Tribunal de Justiça será empossada dia 27
Prefeitura não dará dinheiro para desfile de blocos, mas ajudará na estrutura
Pronto socorro retoma atendimento odontológico 24 horas em fevereiro
Prefeita revoga decreto que suspendia gratificações na saúde
Sem repasse desde outubro, hospital volta a receber verba da prefeitura
Solurb diz que está se preparando para receber caçambas
square noticias uci
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
Rec banner - cirurgia.net
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento