Campo Grande •16 de Janeiro de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner Governo do estado - IPVA

Larissa Mendes, especial para o Diário Digital | Sexta, 14 de Outubro de 2016 - 11h40Aos 19 anos, Fernanda lança o primeiro livro"Nós de Mim" será lançado neste sábado dia 15

  
Poetisa escreve desde os 13 anos. (Foto: Larissa Mendes)
  • Poetisa escreve desde os 13 anos.
  • Livro contém 55 poesias. (Foto: Larissa Mendes)


“Uma realidade muito distante” era o pensava a jovem poetisa, Fernanda Campos sobre o sonho de lançar um livro com as suas poesias. Mas com a ajuda de amigos, familiares e do Arrebol Coletivo, o “Nós de Mim” nasceu, trazendo 55 poesias sobre os sentimentos nus e crus da jovem, que com apenas 19 anos tem muito a dizer sobre o amor.  

Com mais de 500 escritos, entre poemas e frases hoje em dia, Fernanda começou a escrever aos 13 anos, “no começo eram frases bem clichês, mas sempre foi muito pessoal, era o que eu sentia”, relata. Aos 15 anos, o desejo de lançar um livro nasceu, mas para a jovem, era apenas um sonho de uma realidade distante.  

Fernanda então se contentou com sua página no Facebook, até que conheceu Luciano Serafim e Fernanda Ebling, editores do Arrebol Coletivo. O objetivo do coletivo é de divulgar, difundir e incentivar a literatura de escritores de Mato Grosso do Sul.  Os livros são produzidos artesanalmente, o que permite custos viáveis aos autores e aos leitores. “Buscamos pessoas que escrevem bem e não tem oportunidade, vimos qualidade nos escritos da Fernanda. Seus poemas vão além do amor, eles mostram sensualidade, fala de sexo e sexualidade. A gente vê aquilo que nos afeta de um modo, ela mostra um novo olhar sobre a realidade do que sentimos”, comenta Luciano sobre os poemas da jovem. 

A partir daí, Fernanda iniciou a arrecadação de custos, com a venda de uma rifa, que sorteava uma caneca e uma camiseta com uma de suas ilustrações da pagina do Facebook. E em dois meses, conseguiu o dinheiro que precisava para começar a produção do livro. “Algumas pessoas nem pegavam a rifa, só entregavam o dinheiro, isso foi muito importante e especial para mim”, comenta. 

Para a composição do livro, a poetisa resgatou poemas desde 2013, “o lançamento do livro é um desejo antigo, cada poema corresponde a uma fase da minha vida que é importante mostrar. O livro fala sobre o amor que eu sinto, sobre estar sozinho, o amor pelo outro, o amor nu e cru”.  Fernanda escreve sobre seus sentimentos, para ela é gratificante alguém ler e se identificar com o que ela passa através das palavras. 

O título, “Nós de Mim”, depende da interpretação que cada um tem, para a jovem são sentimentos conflitos, nós de cordas, vários de mim, nós. “Nós de mim, além de ser o que eu sou, é o que me movimenta e me faz amar”, finaliza a jovem.

O primeiro poema é um complemento do título: 

Tanta coisa pra gritar
Tanto muro pra pintar
Tanto amor pra espalhar


Eu travo
Eu engasgo
Eu (quase sempre) falho


É tanta cama pra deita
Tanto sangue pra pulsar
Tanto tempo pra gozar


E eu disfarço
Me desfaço
Já nem faço


Me saboto 
Nem olho
Às vezes molho


Mas é assim 
Um ciclo sem  fim 
Acho que perdi 

Nos tais nós de mim.

 

O lançamento do livro será neste sábado, 15, na cafeteria AndaCafé, que fica na Joaquim Nabuco, 357. Além da venda do livro que estará apenas  15 reais, o evento contará com intervenções artísticas como música ao vivo, microfone aberto, culinária, exposições e performances poéticas. 

Veja Também
Desconto de até R$ 43 mil na habitação para servidores encerra dia 31
Invasão gigante em terrenos e obras da Homex
TJMS divulga feriados e estabelece pontos facultativos de 2017
Comunidade sofre invasão de animais peçonhentos
Após alagamento, UPA da Vila Almeida é interditada
Saúde conta com mais de 60 mil vacinas contra febre amarela
Anvisa aprova pela primeira vez registro de remédio à base de maconha
Menino de 10 anos tenta ajudar mãe e morre afogado
Segunda, 16 de Janeiro de 2017 - 14h02Segunda etapa de pré-matrícula da REME começa nesta terça-feira Juntamente com essa etapa inicia a efetivação das matrículas feitas na primeira etapa
Governo do Rio Grande do Norte suspeita que pode haver mais corpos em Alcaçuz
square noticias uci
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - cirurgia.net
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento