Campo Grande •23 de Fevereiro de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Banner Governo do Estado - Campanha Dengue

Larissa Mendes, especial para o Diário Digital | Sexta, 14 de Outubro de 2016 - 11h40Aos 19 anos, Fernanda lança o primeiro livro"Nós de Mim" será lançado neste sábado dia 15

  
Poetisa escreve desde os 13 anos. (Foto: Larissa Mendes)
  • Poetisa escreve desde os 13 anos.
  • Livro contém 55 poesias. (Foto: Larissa Mendes)


“Uma realidade muito distante” era o pensava a jovem poetisa, Fernanda Campos sobre o sonho de lançar um livro com as suas poesias. Mas com a ajuda de amigos, familiares e do Arrebol Coletivo, o “Nós de Mim” nasceu, trazendo 55 poesias sobre os sentimentos nus e crus da jovem, que com apenas 19 anos tem muito a dizer sobre o amor.  

Com mais de 500 escritos, entre poemas e frases hoje em dia, Fernanda começou a escrever aos 13 anos, “no começo eram frases bem clichês, mas sempre foi muito pessoal, era o que eu sentia”, relata. Aos 15 anos, o desejo de lançar um livro nasceu, mas para a jovem, era apenas um sonho de uma realidade distante.  

Fernanda então se contentou com sua página no Facebook, até que conheceu Luciano Serafim e Fernanda Ebling, editores do Arrebol Coletivo. O objetivo do coletivo é de divulgar, difundir e incentivar a literatura de escritores de Mato Grosso do Sul.  Os livros são produzidos artesanalmente, o que permite custos viáveis aos autores e aos leitores. “Buscamos pessoas que escrevem bem e não tem oportunidade, vimos qualidade nos escritos da Fernanda. Seus poemas vão além do amor, eles mostram sensualidade, fala de sexo e sexualidade. A gente vê aquilo que nos afeta de um modo, ela mostra um novo olhar sobre a realidade do que sentimos”, comenta Luciano sobre os poemas da jovem. 

A partir daí, Fernanda iniciou a arrecadação de custos, com a venda de uma rifa, que sorteava uma caneca e uma camiseta com uma de suas ilustrações da pagina do Facebook. E em dois meses, conseguiu o dinheiro que precisava para começar a produção do livro. “Algumas pessoas nem pegavam a rifa, só entregavam o dinheiro, isso foi muito importante e especial para mim”, comenta. 

Para a composição do livro, a poetisa resgatou poemas desde 2013, “o lançamento do livro é um desejo antigo, cada poema corresponde a uma fase da minha vida que é importante mostrar. O livro fala sobre o amor que eu sinto, sobre estar sozinho, o amor pelo outro, o amor nu e cru”.  Fernanda escreve sobre seus sentimentos, para ela é gratificante alguém ler e se identificar com o que ela passa através das palavras. 

O título, “Nós de Mim”, depende da interpretação que cada um tem, para a jovem são sentimentos conflitos, nós de cordas, vários de mim, nós. “Nós de mim, além de ser o que eu sou, é o que me movimenta e me faz amar”, finaliza a jovem.

O primeiro poema é um complemento do título: 

Tanta coisa pra gritar
Tanto muro pra pintar
Tanto amor pra espalhar


Eu travo
Eu engasgo
Eu (quase sempre) falho


É tanta cama pra deita
Tanto sangue pra pulsar
Tanto tempo pra gozar


E eu disfarço
Me desfaço
Já nem faço


Me saboto 
Nem olho
Às vezes molho


Mas é assim 
Um ciclo sem  fim 
Acho que perdi 

Nos tais nós de mim.

 

O lançamento do livro será neste sábado, 15, na cafeteria AndaCafé, que fica na Joaquim Nabuco, 357. Além da venda do livro que estará apenas  15 reais, o evento contará com intervenções artísticas como música ao vivo, microfone aberto, culinária, exposições e performances poéticas. 

Veja Também
Prefeita de Dourados decreta ponto facultativo nos dias 27 e 28
Profissional de beleza será multiplicador contra violência doméstica
Professores retomam formação voltada para alfabetização infantil
Homem que matou esposa a facada pega 11 anos de prisão
Lei proíbe Uber e prevê multa e apreensão do veículo
Equipes de tapa-buracos serão ampliadas na Capital
Juíza da Capital é a nova Coordenadora da Infância e da Juventude do TJMS
Após adiamento, UPA será reaberta nesta quinta-feira
Prefeitura negocia desapropriações para retomar obras do macroanel
Senado aprova indicação de Alexandre de Moares para o STF
square noticias uci
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - cirurgia.net
DothNews
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento