Menu
20 de maio de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega banner Governo - Maio amerelo
Nacional

ANS determina suspensão da venda de 41 planos de saúde

Clientes das empresas suspensas deve ter seus direitos resguardados

14 Set2017Da redação12h13

A Agência Nacional de Saúde (ANS) determinou, recentemente, a suspensão da venda de 41 planos de saúde de 10 operadoras. Com a decisão, as operadoras ficam impedidas de ofertar e comercializar novos planos até que os problemas identificados sejam sanados.
 
O advogado Jairo Corrêa, do escritório Corrêa, Ongaro, Sano Advogados Associados, explica que a suspensão não afeta quem já é cliente das operadoras e os beneficiários desses planos de saúde têm seus direitos resguardados e devem ser atendidos normalmente. “Esse tipo de suspensão ocorre quando há muitas reclamações decorrentes da negativa ou demora no atendimento. É comum recebermos clientes de operadoras ou plano de saúde que querem ingressar com ação pelo descumprimento de regras previstas em contrato, legislação ou pelo fato das operadoras deixarem de observar as resoluções da ANS”, comenta.
 
Portabilidade de plano – No início de agosto a ANS abriu consulta pública para discutir as regras para a portabilidade de plano. Atualmente, quem decide migrar de plano de saúde tem que esperar 120 dias contados a partir do primeiro dia do mês de aniversário do contrato, período conhecido como “janela”.
 
Outra mudança proposta pela agência é permitir que beneficiários de planos empresariais possam mudar para outras coberturas (como individuais ou por adesão), sem pagar carência. 
 
Corrêa avalia que com regras mais fáceis para a portabilidade, a tendência é a de a concorrência entre as empresas seja maior, o que pode estimular a melhoria na qualidade dos serviços prestados. “Se as regras forem aprovadas, serão muito positivas, porque hoje o processo de portabilidade é muito burocrático”.

Veja Também

Rodovia que 'esfarelou' fica pronta em agosto
Simted suspende greve que iniciou na sexta-feira, dia 18
Dourados receberá Caravana da Saúde Indígena em junho
Campanha de Vacinação já imunizou 129 mil pessoas, diz prefeitura
Projeto estabelece o rastreamento precoce de doenças
Programa Universitário Cidadão tem início em Três Lagoas
Defesa Civil do Estado avalia impactos da cheia do Pantanal
Câmara conclui votação da regulamentação da profissão de físico
EUA acusam aliado de Maduro de narcotráfico e impõem sanções
Projeto endurece pena para homicídio contra população LGBT