Menu
21 de abril de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
PMA

Coxim realiza aula para 400 alunos de Pedro Gomes

Educação Ambiental também teve como público para estudantes universitários

8 Jun2017Da redação07h50

Nesta Semana do Meio Ambiente (5 a 9), Policiais Militares Ambientais de Coxim realizaram trabalhos de Educação Ambiental para universitários da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em Coxim, e para estudantes do ensino fundamental da cidade de Pedro Gomes. Os trabalhos iniciaram-se com as palestras e debates para alunos do curso de biologia da UEMS.

Durante a semana, 400 alunos de escolas de Pedro Gomes participaram de atividades e palestras com discussões temáticas regionais, tais como, os problemas atuais e os desafios para a recuperação da bacia do rio Taquari e soluções para a questão dos resíduos sólidos na região.

Também foram debatidas as questões voltadas à fauna, especialmente, com relação à icitiofauna e toda a movimentação econômica dos recursos pesqueiros na região, bem como as estratégias de combate à pesca predatória.

Todas as 25 Subunidades da Polícia Militar Ambiental realizam Educação ambiental. O Comando da PMA considera extremamente proveitoso o trabalho de Educação Ambiental, haja vista, toda a movimentação da população em defesa das questões ambientais. O Comando acredita que, só por meio da Educação Ambiental, com crianças e adolescentes, as infrações e crimes ambientais diminuirão e, as decisões deles, que no futuro estarão no Comando das ações no País, com certeza, serão mais planejadas do que estão sendo agora.

Na verdade, quando se realiza Educação Ambiental, está se realizando a prevenção da prevenção. Ou seja, evita-se por meio da sensibilização, que essas crianças e adolescentes de hoje venham a delinquir, cometendo crimes e infrações, degradando o ambiente. Quando se prende ou se autua alguém por crime ou infração, o dano já foi causado e, muitas vezes, é irreversível. A prevenção é sempre mais importante do que a repressão, em especial nas questões ambientais.

Só por meio da Educação Ambiental as infrações e crimes ambientais diminuirão. A repressão sempre será necessária em virtude da ganância humana, mas com este trabalho, a necessidade de reprimir será sempre menor e consequentemente a geração atual e futura desfrutará de um meio ambiente equilibrado e melhor qualidade de vida.

 

Veja Também

Obra de drenangem interdita trecho da Leão Neto na segunda-feira
Ponte de concreto para substituir a que caiu está 91% concluída
Confira os 12 erros mais cometidos na Declaração do IR
Tribunais e cartórios de MS serão inspecionados
Usando arte, evento alerta contra a cultura do estupro
Homem morre afogado após veículo cair em rio
Aposta feita em Brasília fatura mais de R$ 9 milhões na Mega-Sena
Fiocruz fabricará remédios contra HIV e hepatite C para ofertar no SUS
Shopping proporciona encontros para troca de figurinhas
Eleita nova diretoria do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência