Geral
Alertar sobre hanseníase terá dia D de atendimento
Quarta-feira, 22 Janeiro de 2020 - 11:05 | Redação
O primeiro mês do ano tem a atenção voltada para campanhas de prevenção à hanseníase, doença infectocontagiosa que afeta pele e nervos do paciente. A campanha Janeiro Roxo ganha mais força na última semana do mês, tendo como dia mundial de combate à doença, o último domingo, por isso a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) irá promover, na próxima sexta-feira (24) o Dia D.
A ação acontecerá na UBSF Tarumã, a partir das 7h30, onde ocorrerá mobilização para orientação e busca para descobrir possíveis novos casos da doença. Todas as unidades de saúde da Capital estão aptas para a identificação de manchas que provoquem suspeitas de novos casos.
Um dos principais sinais e sintomas da hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou marrons pelo corpo, em partes onde o paciente perdeu a sensibilidade ao calor, frio, dor ou toque, mas sente a região formigar e dormente.
Diferente do que muitos pensam, a hanseníase tem a transmissão muito parecida com a da tuberculose e até da gripe. Ela é disseminada durante a fala, espirro ou tosse de um paciente que não está em tratamento, por isso, assim que diagnosticada a doença, é necessário fazer a investigação em todas as pessoas que mantém um contato próximo com o doente.
O tratamento da hanseníase é oferecido pelo SUS e feito com a associação de três medicamentos. O uso dessas medicações varia de seis meses a um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, dependendo da saúde do paciente.
Caso não tratada, a doença traz consequências gravíssimas, podendo até incapacitar o paciente que se recusa a fazer o acompanhamento.
Últimas Notícias
- Economia - 18:05 CMN simplifica crédito rural a populações tradicionais e extrativistas
- Executivo Municipal - 17:35 Prefeitura doa área para instalação do segundo campus do IFMS na Capital
- Combustíveis - 17:20 Preço médio da gasolina comum em Dourados é de R$ 6,27, aponta Procon
- Legislação - 17:10 Projeto prevê medidores de velocidade em veículos do Governo de MS
- Operação Contenção - 16:50 ONU pede investigação independente sobre operação no Rio de Janeiro
- Nova Andradina - 16:35 Mulher é agredida e ameaçada pelo companheiro em Nova Andradina
- Campo Grande - 16:10 Funcionário cai do telhado do Detran e fratura braços e dentes
- Atendimento - 15:50 TJMS orienta sobre novo número das vans do Juizado de Trânsito
- Campo Grande - 15:35 Condenado a 14 anos de prisão por morte encomendada por dívida
- Saúde - 15:10 Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em unhas em gel

