Menu
22 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Aids

Mais de 300 já fizeram teste da aids

Mobilização é reposta a campanha pelo Dia Mundial de Luta contra aids

1 Dez2016Da redação11h28

A Prefeitura de Campo Grande promove neste dia primeiro de dezembro, “Dia Mundial e Luta Contra a AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), por meio do Centro de Triagem e Aconselhamento (CTA), desenvolve ações especificas sobre a doença e os métodos de evitá-las. Em média, 300 pessoas passam pelo CTA fazendo os testes para detecção de HIV, sífilis, hepatite A e B. Dessas pessoas que fazem o teste, 3% apresentam a doença. Na sequência, elas são encaminhadas a um médico infectologista e a um psicólogo.

O gerente do Centro de Triagem e Aconselhamento, Marco Aurélio de Almeida assegura que o tratamento é sigiloso. “Quando uma pessoa é diagnosticada com algum tipo de doença sexualmente transmissível, nós aconselhamos que o parceiro faça os exames e, ser for preciso, o tratamento”.

Marco Aurélio aconselha o uso permanente do preservativo, uma vez que esta é a medida mais eficiente de evitar a doença. “Todos esses preservativos são oferecidos na rede pública de saúde, gratuitamente. Caso a pessoa perceba qualquer tipo de sintoma diferente no órgão genital deve nos procurar para exames. Aqui, nós fazemos o acolhimento e oferecemos todo tratamento sem custo para o paciente. O dia de hoje é para alertar sobre a doença e as ações que acontecem o ano todo nas unidades de saúde e no CTA”. 

Veja Também

Clima Alerta para umidade do ar em queda Temperatura em elevação poderá atingir a marca de 32°
Ação prende condutor embriagado e autua 154
Ministério da Educação e FNDE fazem pesquisa sobre transporte escolar
Ministério Público investiga falhas em Hospital de Sonora
Comissão aprova crime de importunação sexual no Código Penal
Aprovado projeto que dobra gratificação de secretários de escola
Aeronaves do Estado são vistoriadas pelo MPE
Telemarketing pedirá ajuda para Cotolengo
MPE se posiciona sobre acidente entre ônibus e trem
Prefeitura de Corumbá anuncia expediente especial nos dias de jogos do Brasil