Menu
23 de janeiro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Mega Banner Segov - IPVA
Campo Grande

Agentes recebem capacitação sobre ferramenta digital e-SUS

Servidora do Departamento de Enfermagem da Sesau está visitando as unidades básicas de saúde

12 Jan2019Da redação15h37

Os agentes comunitários de saúde (ACS) precisam registrar no sistema e-SUS os dados das visitas realizadas nas casas dos pacientes nas áreas em que cada profissional atua. Para tanto, eles serão capacitados com frequência para o manuseio correto da plataforma digital e é isto que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande está oferecendo desde esta sexta-feira (11) e durante as próximas semanas.

Uma servidora do Departamento de Enfermagem da Sesau está visitando as unidades básicas de saúde (UBSs) e de saúde da família (UBSFSs) para capacitar in loco os ACSs, principalmente os novos que adentraram o serviço público e para aqueles que almejam atualizar seus conhecimentos sobre o e-SUS, uma plataforma do Ministério da Saúde que é atualizada periodicamente.

Na primeira fase das visitas, foram selecionadas as UBSs/UBSFs do Distrito Sanitário do Imbirussu, que compreende as unidades: UBSF Aero Itália, UBSF Zé Pereira, UBSF Albino Coimbra (Santa Carmélia), UBSF Indubrasil, UBS Lar do Trabalhador, UBSF Popular, UBSF Serradinho, UBSF Ana Maria do Couto, UBSF Sírio Libanês, UBS Sílvia Regina e UBSF Aguão.

As capacitações começaram nesta sexta-feira pela UBSF Aero Itália e Zé Pereira, a primeira no período da manhã e a outra a tarde.

A capacitação é realizada pela servidora Livia de Lima Zimerman e por enfermeiro do Distrito Sanitário, que orientam os ACS quando as ferramentas do e-SUS.

Os dados das visitas realizadas nas residências dos pacientes e registrados no sistema e-SUS possibilita que os agentes recebem corretamente, a produtividade e os recursos destinados pelo Ministério da Saúde, Governo do Estado e Município, sem a possibilidade de bloqueio, impossibilitando os repasses.

e-SUS - O e-SUS é uma plataforma eletrônica do Ministério da Saúde para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS AB, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

Veja Também

Em MS Pistas da BR-163/MS têm obras e serviços da CCR MSVia Todos os locais estão sinalizados. Em caso de chuvas, as obras serão suspensas
PM apreende mais de uma tonelada de drogas e recupera 37 veículos
Governo estuda regularizar permanência de médicos cubanos no Brasil
Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 38 milhões
Pagamento à vista ou primeira parcela vencem dia 31 de janeiro
Clima Calorão em Campo Grande Pancadas de chuva podem ocorrer durante a tarde
Governo cria secretaria para desburocratizar a vida do cidadão
TJ empossa nova desembargadora nesta quarta-feira
Especialistas veem com cautela limite de mensagens no WhatsApp
TJMS terá horário de funcionamento invertido nesta quarta