Menu
19 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Saúde

Agentes de Saúde Indígena são capacitados em Campo Grande

Agentes têm papel essencial na estrutura de trabalho na atenção básica

9 Set2017Da redação09h08

O Distrito Sanitário Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS), por meio da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI) está capacitando Agentes Indígenas de Saúde (AISs) e Enfermeiros para atuarem na região dos polos de Dourados, Antônio João e Amambai. São 100 os profissionais envolvidos entre  AIS, enfermeiros que atendem às comunidades indígenas e demais profissionais e receberão capacitação e aprimoramento durante os dias 4 a 8 de setembro, num total de 80 horas-aula. 

Os AISs têm papel essencial na estrutura de trabalho na atenção básica atuando como elo dos demais membros da equipe de saúde com as comunidades, fortalecendo a confiança e vínculo no desenvolvimento de ações de promoção, prevenção, reabilitação dos principais agravos da comunidade indígena, por conhecerem a realidade de suas aldeias nos aspectos ambientais, culturais, históricos, sociais e epidemiológicos, identificando os problemas que afetam diretamente a qualidade de vida e a saúde da comunidade.

A capacitação foi elaborada de forma a facilitar a compreensão, em nível de fácil entendimento aos AIS em suas atividades de rotina dentro das microáreas e, assim padronizar os atendimentos conforme os ciclos de vida: criança, jovem, adulto e idoso, melhorando, dessa forma, a assistência prestada.

Outra capacitação está programada para os dias 25 a 29 de setembro para AISs de outros polos completando o total de 236 agentes e demais profissionais da área atendidos até o final deste mês. As capacitações são realizadas no Hotel Chácara do Lago, em Campo Grande.

 

Veja Também

Internos concluem curso de Corte e Costura no interior
Governo Federal reconhece estado de emergência em 184 cidades
Ex-servidores do HU viram réus por desvio de dinheiro
Nova procuradora toma posse no MPT-MS
Mortos em acidente na BR são identificados
Falha em ônibus atingido por trem está sendo investigada
Projeto proíbe cobrança para religação de água e luz em caso de corte
TCU investigará se cobrança de bagagem barateou passagens aéreas
Ministério condena assédio de brasileiros a mulher na Rússia
Seminário discutirá correção monetária dos valores das modalidades licitatórias