Menu
22 de abril de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Denuncia

Agências bancárias são denunciadas à PF por descumprimento de lei

Itaú foi denunciado, pois estaria atendendo fora do horário de expediente

21 Set2016Mariel Coelho, em colaboração ao Diário Digital15h27

Devido à greve dos bancos, varias denuncias estão chegando ao Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região. Na terça-feira, dia 20, o banco Itaú foi denunciado, eles teriam determinando que os funcionários atendessem os clientes fora do horário de expediente, assim descumprindo a lei de segurança bancária.

Dirigentes sindicais foram até uma agência e constataram a irregularidade. “Presenciamos o gerente estava na unidade à noite com dois clientes e sem vigilante. Tal situação coloca em risco a vida do próprio bancário como a dos clientes, já que estão expostos e podem ser assaltados”, disse o presidente do sindicato, Edvaldo Barros. O funcionário informou que a orientação tinha sido da própria instituição, através da inspetoria do banco.

De acordo com a Lei nº 7.102/83 que veda o funcionamento de qualquer estabelecimento financeiro sem vigilante. A fiscalização desta legislação cabe a Polícia Federal, o sindicato protocolou a denúncia no órgão para que providências sejam tomadas. De acordo com o advogado do sindicato, Alexandre Cantero, o banco pode ser punido com advertência, multa ou até a interdição do estabelecimento.

O secretário jurídico do sindicato, Orlando Almeida, diz que a greve é legítima, e é um direito garantido pela Constituição. “Nenhum bancário pode ser forçado a voltar ao trabalho. É um absurdo essa situação. Além de ser uma prática antissindical e de assédio do banco, mostra que a instituição não se importa com a vida do funcionário. Como entidade que representa os bancários, não podemos deixar que essa situação se repita”, completou Orlando. 

Veja Também

ONU celebra suspensão de testes nucleares da Coreia do Norte
Mais de 1,4 mil travestis e transexuais pediram nome social no título
Obra de drenangem interdita trecho da Leão Neto na segunda-feira
Ponte de concreto para substituir a que caiu está 91% concluída
Confira os 12 erros mais cometidos na Declaração do IR
Tribunais e cartórios de MS serão inspecionados
Usando arte, evento alerta contra a cultura do estupro
Homem morre afogado após veículo cair em rio
Aposta feita em Brasília fatura mais de R$ 9 milhões na Mega-Sena
Fiocruz fabricará remédios contra HIV e hepatite C para ofertar no SUS