Geral
Acolhida UCDB acontece amanhã com ações preventivas contra trote
Quarta-feira, 12 Fevereiro de 2020 - 18:34 | Redação
Inspirada no maior festival de música eletrônica do mundo — o Tomorrowland — a Acolhida 2020 da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) continua amanhã (13), com a presença de calouros e veteranos que darão início ao ano letivo. Um show com a banda Trinka animará os acadêmicos.
Nos arredores da universidade, os bares permanecerão fechados ou, aqueles que optarem por abrir, não comercializarão bebidas alcoólicas. A Polícia Militar reforçará as rondas, assim como a Agetran atuará para melhorar o fluxo de veículos principalmente na Avenida Tamandaré.
Nesta quarta-feira (12) ocorreu o primeiro dia de aula para os calouros. Na quinta (13), tem início o ano letivo para os veteranos e será o dia em que os dois grupos se encontrarão no campus. As aulas começam às 7h25 e às 19h. Os dois primeiros tempos de aula serão normais e, a partir das 9h e às 20h30, haverá apresentação da bateria da Atlética de Direito UCDB, seguido do show no Bosque.
Além disso, será distribuído um material preparado especialmente para os novos acadêmicos — o livreto Salva Calouro, que contém informações necessárias sobre a Instituição e um mapa da UCDB.
Contra o trote
No Regimento Geral da UCDB consta uma norma específica para coibir o trote violento durante a Acolhida aos calouros. Dentre as punições por flagrante está a suspensão de 15 dias, 30 dias até o desligamento imediato. Outro fator que vem contribuir para evitar este tipo de atitude é que, mais uma vez, os proprietários dos bares e restaurantes localizados próximos à Católica se comprometeram a não comercializar bebidas alcóolicas no dia da volta às aulas.
Além disso, a Polícia Militar estará presente nos arredores do campus para verificar o possível consumo de bebidas por menores de idade e o cumprimento da Lei Estadual 2.929, de 9 de dezembro de 2004, que proíbe a prática do trote “quando realizado sob coação, agressão física, moral ou qualquer outro constrangimento que possa colocar em risco a saúde ou a integridade física dos calouros de instituições de ensino”.
A legislação estabelece que os pedágios, realizados visando a arrecadação de dinheiro, são considerados um constrangimento à população e também é prática proibida. O texto também define que as autoridades e órgãos de segurança pública estão obrigados a impedir os pedágios. Já a lei complementar aprovada pela Câmara de Vereadores de Campo Grande nº 189, de 19 de dezembro de 2011, veda o consumo de bebidas alcoólicas por “aglomerados de pessoas em vias, prédios e praças públicas, dentro do perímetro dos postos de serviços e de abastecimento de veículos, área externa das conveniências”.
Show de Acolhida dos Acadêmicos
Data: 13 de fevereiro
Horário: 9h e 20h30
Local: Bosque UCDB (Campus da Avenida Tamandaré)
Últimas Notícias
- Teste do pézinho - 19:12 Saúde aumenta em 30% recursos para programa do teste do pezinho
- "É uma cilada, Bino!" - 18:37 Preso integrante de quadrilha que rouba caminhões na capital
- Nioaque - 18:05 Condenado por feminicídio é sentenciado a 21 anos de prisão
- TRANSformando Histórias - 17:50 MPMS participa da 2ª edição do 'TRANSformando Histórias' na Capital
- Feminicídio - 17:30 Sogra é morta pelo genro e feminicida é preso em Selvíria
- ALEMS - 17:10 É lei: Supermercados deverão fornecer carrinhos adaptados em MS
- 'Mute' - 16:50 Operação policial realiza inspeção em prisões do MS
- Alerta! - 16:30 Oitavo caso de morcego positivo para raiva acende alerta para Capital
- Educação - 16:16 Inscrição para certificador de provas do Inep é prorrogada até dia 7
- Planejamento - 15:51 População pode dar sugestões sobre novo empreendimento no São Francisco