Menu
24 de fevereiro de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Volta as aulas

Acolhida UCDB acontece amanhã com ações preventivas contra trote

Show para acadêmicos e veto a venda de bebida alcoólica nos arredores são medidas adotadas como prevenção

12 Fev2020Da redação18h34

Inspirada no maior festival de música eletrônica do mundo — o Tomorrowland — a Acolhida 2020 da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) continua amanhã (13), com a presença de calouros e veteranos que darão início ao ano letivo. Um show com a banda Trinka animará os acadêmicos.

Nos arredores da universidade, os bares permanecerão fechados ou, aqueles que optarem por abrir, não comercializarão bebidas alcoólicas. A Polícia Militar reforçará as rondas, assim como a Agetran atuará para melhorar o fluxo de veículos principalmente na Avenida Tamandaré.

Nesta quarta-feira (12) ocorreu o primeiro dia de aula para os calouros. Na quinta (13), tem início o ano letivo para os veteranos e será o dia em que os dois grupos se encontrarão no campus. As aulas começam às 7h25 e às 19h. Os dois primeiros tempos de aula serão normais e, a partir das 9h e às 20h30, haverá apresentação da bateria da Atlética de Direito UCDB, seguido do show no Bosque.

Além disso, será distribuído um material preparado especialmente para os novos acadêmicos — o livreto Salva Calouro, que contém informações necessárias sobre a Instituição e um mapa da UCDB. 

 

Contra o trote

No Regimento Geral da UCDB consta uma norma específica para coibir o trote violento durante a Acolhida aos calouros. Dentre as punições por flagrante está a suspensão de 15 dias, 30 dias até o desligamento imediato. Outro fator que vem contribuir para evitar este tipo de atitude é que, mais uma vez, os proprietários dos bares e restaurantes localizados próximos à Católica se comprometeram a não comercializar bebidas alcóolicas no dia da volta às aulas.

Além disso, a Polícia Militar estará presente nos arredores do campus para verificar o possível consumo de bebidas por menores de idade e o cumprimento da Lei Estadual 2.929, de 9 de dezembro de 2004, que proíbe a prática do trote “quando realizado sob coação, agressão física, moral ou qualquer outro constrangimento que possa colocar em risco a saúde ou a integridade física dos calouros de instituições de ensino”.

A legislação estabelece que os pedágios, realizados visando a arrecadação de dinheiro, são considerados um constrangimento à população e também é prática proibida. O texto também define que as autoridades e órgãos de segurança pública estão obrigados a impedir os pedágios. Já a lei complementar aprovada pela Câmara de Vereadores de Campo Grande nº 189, de 19 de dezembro de 2011, veda o consumo de bebidas alcoólicas por “aglomerados de pessoas em vias, prédios e praças públicas, dentro do perímetro dos postos de serviços e de abastecimento de veículos, área externa das conveniências”.

 

Show de Acolhida dos Acadêmicos

Data: 13 de fevereiro

Horário: 9h e 20h30

Local: Bosque UCDB (Campus da Avenida Tamandaré)

Veja Também

DOF apreende pasta base dentro de caixa de cereal em ônibus
Governo decreta luto de três dias pela morte de ex-prefeito
Homem efetua disparo e é preso em Vista Alegre
Decoração chama a atenção durante a festa de Carnaval em Três Lagoas
Condenado por homicídio deve cumprir mais de 9 anos de reclusão
Confira escala médica nas UPAs e CRSs nesta segunda-feira
Após feriado, Refis segue com superdescontos para empresários
Homem é flagrado pescando na Piracema com petrechos proibidos
Seletiva definirá duplas para representar MS no Circuito Brasileiro Sub-17 de Vôlei de Praia
Alerta de temporais em todo estado