Menu
16 de julho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Super Banner Campo Grande Expo
Saúde

Ações do 'Agosto Dourado' reforçam importância do aleitamento materno

Amamentação é um importante momento na construção do elo entre mãe e filho

1 Ago2017Da redação18h43

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desenvolve atividades durante toda a Semana Mundial do Aleitamento Materno, este ano com a temática “Amamentar: ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você”, que acontece de 1 a 7 de agosto.  Durante este período, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) irão reforçar os trabalhos de orientação, com o objetivo de reforçar e apoiar o aleitamento materno.

A amamentação é um dos momentos mais importantes na construção do elo entre mãe e filho, além disso, o leite humano é o alimento essencial para o desenvolvimento do bebê nos seus primeiros meses de vida.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno vem sendo comemorada desde 1992. A cada edição, uma temática relevante é selecionada para servir de inspiração para as diferentes atividades desenvolvidas no período.

A importância do aleitamento materno exclusivo; a existência dos hospitais Amigo da Criança; o apoio ao aleitamento materno; o aleitamento materno para a mulher trabalhadora; a amamentação no contexto dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis; integram a lista de assuntos já abordados.

“As atividades da Semana do Aleitamento Materno mostram a importância de trabalharmos juntos para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Precisamos repassar atitudes positivas, conhecimentos e habilidades que são indispensáveis para poder apoiar essas mães e famílias”, reforça a responsável pela coordenação de alimentação e nutrição da Sesau, Hildece Chaves Alves Pereira.

A coordenadora também ressalta sobre o apoio que o parceiro deve dar a mulher lactante. Profissionais de saúde estarão prestando assistência para instruir corretamente as mães que enfrentam dificuldades para iniciar e manter a amamentação.

Dia D – Agosto Dourado - A UBSF Dr. Fernando de Arruda Torres, no bairro Nova Lima – região norte de Campo Grande- foi a escolhida para receber evento em alusão a Semana Mundial do Aleitamento Materno na próxima sexta-feira, dia 04 de agosto. Na ocasião, serão promovidas atividades sobre o tema em conjunto com o Dia dos Pais.

O evento terá programação com grupos de gestantes, gincana com os pais ou acompanhantes. No período vespertino, os profissionais se reunirão para treinamento com oficina de manejo clínico da amamentação.

Veja Também

SUS tem quase R$ 2 bilhões a receber das operadoras de planos de saúde
Iceberg se aproxima de vilarejo e leva ameaça de tsunami
Direitos Humanos Conanda cobra liberação de R$ 56 milhões de Fundo da Criança Órgão recorreu ao Ministério Público para liberar recursos
Maior sorteio do país acumula mais uma vez
Comissão aprova indenização a filhos de vítimas de violência
Coordenadoria da Mulher em Dourados já prepara o ‘Agosto Lilás’
Três Lagoas: recadastramento do passe escolar começa na segunda-feira
Pediatras brasileiros criticam investida dos EUA contra amamentação
'Não tem como ficar calada', diz mãe de Marielle
Setor siderúrgico quer mudar lei para aproveitamento de material lenhoso