Campo Grande • 11 de dezembro de 2016 • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | quarta, 26 de outubro de 2016 - 08h43Ações da UEMS atendem mais de 3 mil pessoas na Semana Nacional de Ciência e TecnologiaNesta edição, aproximadamente 3 mil pessoas foram atendidas nos municípios de Maracaju, Nova Andradina, Jardim e Dourados

A Assessoria de Popularização da Ciência e Desenvolvimento Educacional (ACADE), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), apostou na descentralização das ações no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e em parcerias com órgãos públicos e privados. Nesta edição, aproximadamente 3 mil pessoas foram atendidas nos municípios de Maracaju, Nova Andradina, Jardim e Dourados.

As ações, com forte caráter de Popularização da Ciência, contaram com o auxílio da Equipe do Projeto Saturno, vinculado ao Núcleo de Divulgação Científica (NDC), que é formado por pesquisadores do CERNA (Centro de Estudos em Recursos Naturais), organizaram atividades de caráter extensionista junto à Comunidade, especialmente o publico em fase escolar.

De acordo com o Assessor de Popularização da Ciência e Desenvolvimento Educacional, responsável pela Acade, Professor Edmilson de Souza, a expectativa é que para o próximo ano mais Unidades Universitárias participem com ações e atores locais.

“O trabalho de levar ações de caráter itinerante a outros municípios é fundamental devido à densidade demográfica do estado, e o trabalho de logística não é muito simples, exigindo muito da equipe. Assim, uma equipe bem treinada e disposta a muitas horas contínuas de trabalho é o segredo da atividade”, destacou Souza.

Maracaju

No município de Maracaju, a Acade firmou parceria com a organização da Semana Acadêmica de Pedagogia e atendeu cerca de 980 estudantes do Ensino Fundamental, em 28 seções do Planetário UEMS, que abordou os movimentos das estrelas do céu daquele município em um espaço cedido pela Escola Municipal Padre Constantino Monte. A Assessoria também realizou uma oficina de formação para professores do Ensino Fundamental, que contou com 12 participantes, e, também, uma noite de observação astronômica aberta à população em geral que atendeu cerca de 160 pessoas. No total, entre os dias 18 e 19, foi alcançado um público de 1152 pessoas em Maracaju, com o apoio das acadêmicas de Pedagogia da Unidade, Samira e Gersica.

Nova Andradina

Em Nova Andradina, a Acade firmou parceria com a FECINOVA (Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina) organizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), evento que reúne as instituições que realizam pesquisa científica naquele município, entre elas a UEMS. No dia 20, das 7h30 às 17h, foram realizadas 30 seções do Planetário UEMS, atendendo 1.053 pessoas que circularam na exposição no Centro de Eventos da Universidade Anhanguera. Além das Seções do Planetário, dois telescópios foram expostos para explicações sobre a história das conquistas da Astronomia à época de Galileu Galilei.

Jardim

No dia 21, em Jardim, a Acade estabeleceu parceria com a Prefeitura Municipal, a Escola Estadual Antônio Pinto Pereira, a UEMS local e Estudantes do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática da UEMS/Dourados. O objetivo foi realizar ações de Divulgação Científica (com foco na Astronomia) e, posteriormente realizar um debate com a comunidade local sobre a importância da aproximação da Universidade com as Escolas locais e regionais durante a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, bem como em outros eventos similares.

Pela manhã, seis sessões do Planetário UEMS foram realizadas no campus da Unidade Universitária de Jardim, com a presença de estudantes de Escolas Municipais de Educação Infantil atendendo 217 estudantes. Pela tarde, a ação escolhida foi o lançamento de um foguete pressurizado com água, nas dependências da Escola Estadual Antônio Pinto Pereira, na presença de cerca de 200 estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Foram realizadas explicações sobre medidas de segurança e informações básicas sobre o projeto de construção do foguete e da plataforma de lançamento. Todas as ações foram planejadas e executadas pela equipe de estudantes de Mestrado da UEMS.

No período noturno, ocorreram duas ações distintas. Das 19h às 20h30, ocorreu a sessão pública de Observação Astronômica na quadra da UEMS local. Entre as 20h40 e 22h30 foi realizado um debate com o tema “Ciência e Público”, no anfiteatro da UEMS, com mediação da ACADE, e a participação dos estudantes do Programa de Mestrado em Educação Científica, um membro do NDC, e estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual Antônio Pinto Pereira. O objetivo desse debate foi dialogar, refletir e compartilhar com os estudantes e professores da Unidade Universitária de Jardim as oportunidades das ações de Popularização da Ciência da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Participaram cerca de 60 estudantes da UEMS.

Dourados

E nos dias 22 e 23, a ACADE em parceria com o Shopping Center Avenida, em Dourados, realizou exposição de Astronomia, com sessões do Planetário UEMS e Observação Astronômica durante o período de funcionamento das lojas. Foram atendidas pouco mais de 150 pessoas durante o evento. O foco das apresentações foi a temática do movimento estelar na cidade de Dourados.

Veja Também
PMA conclui curso de taxidermia e Educação Ambiental
sábado, 10 de dezembro de 2016 - 19h10Governo frances prorroga estado de emergência até maio de 2017 Prolongação se deve aos atentados de Paris, Nice ou S. Denis, em 2015
Roraima deporta 450 venezuelanos em situação irregular no País
sábado, 10 de dezembro de 2016 - 16h40Maior acervo on-line sobre ditadura brasileira é relançado em São Paulo Registrando picos de 20 mil acessos diários, tem mais de mil itens publicados
sábado, 10 de dezembro de 2016 - 15h00Pesquisa de brasileiro pode reduzir incidência de Alzheimer e Parkinson Não há uma previsão para a conclusão dos estudos
Detentos usam lonas dos Jogos Olímpicos para produção de bolsas
Equipe de governo escolhida por Trump assusta americanos
Homens adultos são grupo de risco para doenças cardiovasculares em MS
Confira 10 dias para escolher a escola do seu filho
sábado, 10 de dezembro de 2016 - 10h37Dupla é presa acusada de estuprar menores Na delegacia, Ivonir e Gladson confirmaram ter mantido relação com as jovens
Igreja Imaculado Coração de Maria
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothNews
DothShop
Rec banner - cirurgia.net
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2016 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento