Campo Grande •23 de Setembro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
ALMS - Gestão para Pessoas

Da redação | Sábado, 19 de Agosto de 2017 - 11h19Acadêmico de Química é premiado em Simpósio no ParanáTrabalho de Arthur Rodrigues é vinculado ao Programa de Bolsas de Iniciação Cinetífica

(Foto: Divulgação)

O acadêmico do curso de Química da UFGD, Arthur Carlos Rodrigues Trindade, foi premiado no VIII Simpósio de Analise Térmica com o trabalho intitulado: Caracterização Termogravimétrica do Metalofármaco Aceclofenaco de Neodímio e Praseodímio. O evento foi realizado de 13 a 15 de agosto em Ponta Grossa (PR).

O trabalho de Arthur é vinculado ao Programa de Bolsas de Iniciação Cinetífica - PIBIC-CNPq e comprovou a reprotudividade do método de síntese de metalofármacos de aceclofenaco com Praseodímio e Neodímio no estado sólido. Agora o estudante iniciará a fase de estudos da toxidade do composto sintetizado, com avaliação das propriedades do composto posteriormente. A pesquisa foi desenvolvida inteiramente nos laboratórios da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnolgias - FACET-UFGD. 

Dos 145 trabalhos apresentados, o trabalho do acadêmico foi escolhido como melhor trabalho NETZSCH, ou seja, concedido àqueles que utilizaram os equipamentos de análise térmica da marca referida. A UFGD possui o analisador térmico simultâneo  STA 449 F3 Jupiter®,  que realiza medidas de termogravimetria e calorimetria exploratória diferencial simultâneas. Equipamento importante para a área adquirido através projeto FINEP. 

O evento contou com a presença de 16 palestrantes renomados da área, sendo seis internacionais entre eles o editor chefe do Journal of Thermal Analysis and Calorimetry e o presidente da International Confederation for Thermal Analysis and Calorimetry (ICTAC). A UFGD teve participação expressiva neste evento contando com a participação de três docentes da FACET e 17 acadêmicos de graduação e de  pós-graduação ligados ao curso de Química.

Para o professor Tiago Coman, partircipar de um evento como esse é importante para diversas áreas do conhecimento, pois trata da aplicação da análise térmica nas áreas da Química, Física, Ciência de Matérias, Farmácia, Ciência e tecnologia de alimentos. "Esse Simpósio ocorre a cada dois anos e tem aumentado seu público a cada edição. Além de atualizar os conhecimento e ter acesso às novidades da área, ele proporciona aos estudantes e professores o intercâmbio de informações entre pesquisadores de diversas instituições do país e do exterior", enfatizou.

Veja Também
Projeto facilita retirada de conteúdos da internet que induzam ao suicídio
Corumbá vai substituir nove mil lâmpadas comuns por LED
Parceria combate discriminação por orientação sexual
Nova espécie de aranha é descoberta em MS
Aviões militares dos Estados Unidos voam perto da Coreia do Norte
MPE investigará denúncia de corrupção na Câmara de Ivinhema
Prova para revalidar diploma de medicina obtido em outros países será amanhã
Governo promove palestra de prevenção ao suicídio para servidores
Três Lagoas implanta super antivírus para proteger dados
MPF denuncia seis pessoas por falsificação de documentos
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento