Campo Grande •23 de Fevereiro de 2018  • Ano 7
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner governo do estado - IPVA

Da redação | Sábado, 19 de Agosto de 2017 - 11h19Acadêmico de Química é premiado em Simpósio no ParanáTrabalho de Arthur Rodrigues é vinculado ao Programa de Bolsas de Iniciação Cinetífica

(Foto: Divulgação)

O acadêmico do curso de Química da UFGD, Arthur Carlos Rodrigues Trindade, foi premiado no VIII Simpósio de Analise Térmica com o trabalho intitulado: Caracterização Termogravimétrica do Metalofármaco Aceclofenaco de Neodímio e Praseodímio. O evento foi realizado de 13 a 15 de agosto em Ponta Grossa (PR).

O trabalho de Arthur é vinculado ao Programa de Bolsas de Iniciação Cinetífica - PIBIC-CNPq e comprovou a reprotudividade do método de síntese de metalofármacos de aceclofenaco com Praseodímio e Neodímio no estado sólido. Agora o estudante iniciará a fase de estudos da toxidade do composto sintetizado, com avaliação das propriedades do composto posteriormente. A pesquisa foi desenvolvida inteiramente nos laboratórios da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnolgias - FACET-UFGD. 

Dos 145 trabalhos apresentados, o trabalho do acadêmico foi escolhido como melhor trabalho NETZSCH, ou seja, concedido àqueles que utilizaram os equipamentos de análise térmica da marca referida. A UFGD possui o analisador térmico simultâneo  STA 449 F3 Jupiter®,  que realiza medidas de termogravimetria e calorimetria exploratória diferencial simultâneas. Equipamento importante para a área adquirido através projeto FINEP. 

O evento contou com a presença de 16 palestrantes renomados da área, sendo seis internacionais entre eles o editor chefe do Journal of Thermal Analysis and Calorimetry e o presidente da International Confederation for Thermal Analysis and Calorimetry (ICTAC). A UFGD teve participação expressiva neste evento contando com a participação de três docentes da FACET e 17 acadêmicos de graduação e de  pós-graduação ligados ao curso de Química.

Para o professor Tiago Coman, partircipar de um evento como esse é importante para diversas áreas do conhecimento, pois trata da aplicação da análise térmica nas áreas da Química, Física, Ciência de Matérias, Farmácia, Ciência e tecnologia de alimentos. "Esse Simpósio ocorre a cada dois anos e tem aumentado seu público a cada edição. Além de atualizar os conhecimento e ter acesso às novidades da área, ele proporciona aos estudantes e professores o intercâmbio de informações entre pesquisadores de diversas instituições do país e do exterior", enfatizou.

Veja Também
Motociclista morre após colisão em carreta na Capital
Voluntários arrecadam materiais para famílias de Aquidauana
Unesco e MMA vêm a MS falar sobre Reserva da Biosfera Pantanal
Trabalhador passa mal e morre no aeroporto da Capital
Agência faz consulta sobre reajuste no transporte de passageiros
Procon descarta mais de 100 produtos irregulares em supermercado
Corumbá monitora famílias ribeirinhas no Pantanal
Obras na rodovia BR-163 podem virar alvo de CPI
Páscoa Solidária arrecada ovos para crianças carentes
Sexta, 23 de Fevereiro de 2018 - 12h27União pode suspender repasse Para milhares de municípios brasileiros estão em situação irregular
Square notícia uci
Vídeos
Diário Digital no Facebook
DothShop
Rec banner - Patio central
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2018 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento