Menu
18 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
118 anos de Campo Grande

A rua do herói da Retomada de Corumbá

A rua que homenageia Antônio Maria Coelho, o militar que expulsou os invasores na Guerra com o Paraguai

21 Ago2017Elaine Silva - Especial para Diário Digital06h50
Historiador e Pesquisador Sérgio Cruz (Foto: Luciano Muta)
  • Recepcionista Doriane Benites
  • Historiador e Pesquisador Sérgio Cruz (Foto: Luciano Muta)
  • Placa fica no Colégio Auxiliadora (Foto:Luciano Muta)

Antônio Maria Coelho, Padre João Crippa, Pedro Celestino, Dom Aquino e Marechal Rondon. A partir de hoje (21), o Diário Digital inicia a publicação de uma série de reportagens para comemorar o dia 26 de agosto, aniversário 118 anos de Campo Grande a Cidade Morena que acontece no próximo sábado. Para comemorar a data preparamos matérias especiais que contam a história de cinco personagens do Estado, que deram nomes a ruas importantes da Capital por onde qualquer campo-grandense já passou pelo menos um dia de sua vida.

Quem transita, seja de carro ou a pé, pela esquina da rua Antônio Maria Coelho com Pedro Celestino, na maioria das vezes sequer percebe que no muro do Colégio Auxiliadora, está fixada uma placa com algumas inscrições. A recepcionista Doriane Benites, de 35 anos, nunca parou para ver a placa. “Eu acho muito importante que as pessoas saibam da história e tudo, mas eu nunca tirei um tempo para procurar ler e entender o que está escrito na placa. Eu sempre passo aqui mas nunca prestei atenção”, relata Doriane.

Segundo o jornalista, historiador e pesquisador Sérgio Cruz, Antônio Maria Coelho é conhecido como o Barão de Amambaí. A referência vem do fato dele ter ficado próximo ao rio sul-mato-grossense, durante a sua participação na Guerra do Paraguai que teve um dos episódios mais importantes conhecido como a Retomada de Corumbá. Essa Batalha entre tropas brasileiras e do Paraguai foi determinante para que os combatentes brasileiros retomassem o domínio sobre as terras que haviam sido invadidas pelo líder Paraguai Francisco Solano Lopes. Coelho também foi o primeiro governador do Mato Grosso depois da proclamação da República.

Retomada de Corumbá -  É comemorada no dia 13 de Junho, quando Antônio Maria Coelho expulsou os paraguaios liderados por Solano Lopez que tomaram as terras da Província de Mato Grosso por ocasião da Guerra do Paraguai em 1865.

Bandeira -  A atual bandeira de Mato Grosso é criação de Antonio Maria Coelho.

Veja Também

Prefeitura entrega cobertores para famílias carentes da Capital
Seja Digital intensifica agendamentos nos CRAS  a partir de segunda
Entidades de classe defendem Plano Diretor da Capital
Comissão aprova vacinação obrigatória e gratuita contra leishmaniose
Curso orienta sobre alimentação e não desperdício de alimentos
Limpeza em lagoa resulta na retirada de 50 sacos de lixo
Incêndio destrói depósito de recicláveis
Portugal libera uso da maconha para fins medicinais
Médico lança 'Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador'
Obras e projetos anunciados para a Capital