Campo Grande •20 de Fevereiro de 2018  • Ano 7
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner Águas Guariroba - Campanha Águas Faz Mais

Elaine Silva - Especial para Diário Digital | Segunda, 21 de Agosto de 2017 - 06h50A rua do herói da Retomada de CorumbáA rua que homenageia Antônio Maria Coelho, o militar que expulsou os invasores na Guerra com o Paraguai

  
Recepcionista Doriane Benites (Foto: Luciano Muta)
  • Recepcionista Doriane Benites
  • Historiador e Pesquisador Sérgio Cruz (Foto: Luciano Muta)
  • Placa fica no Colégio Auxiliadora (Foto:Luciano Muta)

Antônio Maria Coelho, Padre João Crippa, Pedro Celestino, Dom Aquino e Marechal Rondon. A partir de hoje (21), o Diário Digital inicia a publicação de uma série de reportagens para comemorar o dia 26 de agosto, aniversário 118 anos de Campo Grande a Cidade Morena que acontece no próximo sábado. Para comemorar a data preparamos matérias especiais que contam a história de cinco personagens do Estado, que deram nomes a ruas importantes da Capital por onde qualquer campo-grandense já passou pelo menos um dia de sua vida.

Quem transita, seja de carro ou a pé, pela esquina da rua Antônio Maria Coelho com Pedro Celestino, na maioria das vezes sequer percebe que no muro do Colégio Auxiliadora, está fixada uma placa com algumas inscrições. A recepcionista Doriane Benites, de 35 anos, nunca parou para ver a placa. “Eu acho muito importante que as pessoas saibam da história e tudo, mas eu nunca tirei um tempo para procurar ler e entender o que está escrito na placa. Eu sempre passo aqui mas nunca prestei atenção”, relata Doriane.

Segundo o jornalista, historiador e pesquisador Sérgio Cruz, Antônio Maria Coelho é conhecido como o Barão de Amambaí. A referência vem do fato dele ter ficado próximo ao rio sul-mato-grossense, durante a sua participação na Guerra do Paraguai que teve um dos episódios mais importantes conhecido como a Retomada de Corumbá. Essa Batalha entre tropas brasileiras e do Paraguai foi determinante para que os combatentes brasileiros retomassem o domínio sobre as terras que haviam sido invadidas pelo líder Paraguai Francisco Solano Lopes. Coelho também foi o primeiro governador do Mato Grosso depois da proclamação da República.

Retomada de Corumbá -  É comemorada no dia 13 de Junho, quando Antônio Maria Coelho expulsou os paraguaios liderados por Solano Lopez que tomaram as terras da Província de Mato Grosso por ocasião da Guerra do Paraguai em 1865.

Bandeira -  A atual bandeira de Mato Grosso é criação de Antonio Maria Coelho.

Veja Também
Servidores ativos já podem preencher PGDI
Chuva causa danos em cidades do interior
Alunos do Sesi criam Bengala eletrônica
Terça, 20 de Fevereiro de 2018 - 06h30Chuva durante todo o dia Há risco de ocorrência de temporais em todas as regiões do estado
ProUni: selecionados têm até dia 23 para comprovar dados
Secretário-geral da ONU se diz
Corumbá abre inscrições para Academia de Música Manoel Florêncio
Como aproveitar nota do Enem para vestibulares 'fora de época'?
Rodoviária antiga volta a ser debatida na Capital
Contagem regressiva para fim do cadastro de eleitores
Square notícias UCI 2018
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothNews
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2018 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento