Menu
19 de julho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
II Congresso de Empresas Familiares
Corumbá

1ª Festa da Agricultura Familiar será realizada no Assentamento Taquaral

Evento será promovido no dia 28 de julho, a partir das 9 horas, na Escola Rural

17 Jul2017Da redação15h15

A prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar, realiza a 1ª Festa da Agricultura Familiar (FESTAF). O evento será promovido no dia 28 de julho, a partir das 9 horas, na Escola Municipal Rural Monte Azul, no Assentamento Taquaral. O objetivo é discutir assuntos relacionados à agricultura familiar e ampliar o acesso às ações de apoio aos produtores do município. Secretarias, fundações e instituições parceiras vão participar levando ações sociais, orientações e palestras.

“O prefeito Ruiter sempre esteve preocupado e comprometido em estar junto com os pequenos produtores, em especial com aqueles que fazem do manejo da terra, uma forma de produção em que o núcleo de decisões, gerência, trabalho e capital são controlados pela família. Tanto é verdade que criou a Secretaria Especial de Agricultura Familiar, entendendo que a parceria entre Prefeitura e produtores rurais seria fator determinante para que a força do campo seja de fato propulsora de economia e geradora de oportunidades”, afirmou Mohamad Abder Rahman Abdallah, secretário da pasta.

Ele ressaltou que o Município tem a preocupação tanto em proporcionar melhores condições como também em valorizar os produtores rurais e afirmou ainda que instituir e comemorar o dia da Agricultura Familiar é reconhecer e valorizar os agricultores.

Na cerimônia de abertura da 1ª FESTAF, prevista para acontecer às 9 horas, haverá culto ecumênico e apresentações culturais. Logo em seguida, o Arraial da Agricultura Familiar acontece como também a Feira de Ciências e Feira Escolar de Empreendedorismo. Produtos produzidos na região serão vendidos na ocasião. Oficinas de xampu natural contra piolho, inseticida natural, sobrevivência e repelente natural são oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, através da Escola Monte Azul.

Durante a 1ª FESTAF, o Senar e o Sindicato Rural de Corumbá vão definir os cursos que serão oferecidos nos assentamentos para os próximos seis meses. Através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural, serão repassadas informações sobre o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e haverá atendimento e informações sobre o MEI (Microempreendedor Individual).
 
O Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vai participar da festa promovendo palestra sobre Agricultura Familiar e Agroecologia no Contexto Atual, com o professor Dr. Edgar Aparecido da Costa. A Rede Feminina de Combate ao Câncer também estará na festa com palestra com oncologistas e exame preventivo. O DETRAN/MS vai manter a população daquela localidade informada sobre os procedimentos gerais do órgão e como tirar CNH.
 
A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CRAS do Distrito de Albuquerque, realizará cadastramento e recadastramento de cidadãos no CadÚnico, emitirá carteira do passe livre municipal e intermunicipal e segunda via de certidão de nascimento. Escovação de dentes está promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos vai oferecer corte de cabelo, oficina de artesanato, cadastro no ID Jovem, pintura de unhas e cinema. Aferição de pressão será feita pelo SENAC e o PROCON municipal realizará atendimentos e encaminhamentos de reclamações.
 
Palestras sobre Sanidade Animal e Qualidade do Leite e sobre Alimentação do Gado na Seca serão ministradas por Raquel Soares Juliano e Frederico Olivieri Lisita, ambos da Embrapa Pantanal. A AGRAER fará palestra sobre produção de húmus e minhocário. A Polícia Militar Ambiental estará presente com exposição de materiais. A Sanesul fará atendimento geral. A 1ª FESTAF será encerrada às 15 horas.

 

Veja Também

Poder Público ocupará vagões na Orla Ferroviária
MPE tenta garantir a proteção do idoso no momento da internação
Acadêmicos da UFMS devem se cadastrar para passe do estudante a partir do dia 20
Fazendeiro é multado em R$ 47 mil por desmatamento
Ministro da Segurança anuncia Fronteira Segura
Brasil tem 677 casos de sarampo confirmados, diz Ministério da Saúde
Morte Garoto de 12 morre em acidente Carro da família colidiu de frente com ônibus
Campo Grande terá 36° de calor
Pacientes do SUS vão receber notificações de consulta pelo celular
Projeto proíbe descrição indevida do leite em embalagens de alimentos