Menu
22 de maio de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Tradição

Expogrande começa nesta quinta-feira

Haverá shows musicais todos os dias com apresentações de estrelas da música pop e sertaneja

3 Abr2019Da redação11h25


A 81ª edição da Expogrande (Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Grande), abre suas portas no dia 4 de abril, a partir das 19 horas, com a cerimônia oficial no tatersal de elite 1 do Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS). Durante a cerimônia haverá a obliteração do selo postal dos 81 anos da feira, em homenagem à ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. A feira é promovida pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul).
 
Segundo o presidente da entidade, Jonatan Pereira Barbosa, participam da solenidade autoridades convidadas dos três poderes, produtores rurais, lideranças políticas e ruralistas do Estado, imprensa e a população em geral.
 
A bateria de leilões da Expogrande começa no dia 30 de março, com o Dia de Campo Genética Moura Leite, a partir as 8 horas da manhã. Ao meio-dia, na Estância Orsi, em Campo Grande, acontece o 43º Leilão Nelorão do MS e o 26º Leilão Nelorão Matrizes. A partir daí, os remates seguem a partir do dia 5 de abril por todos os dias da feira, de bovinos de corte e elite, além de equinos e ovinos de várias raças. No ano passado cerca de 20 mil animais foram comercializados durante a feira.
 
No dia 7 de abril acontece a tão aguardada apresentação dos animais quarto de milha para o 33º Leilão Max QM, marcado para o dia 8 de abril. O remate é considerado o maior do segmento de cavalos quarto de milha da América do Sul. No ano passado, o Haras Finlândia, promotor do leilão, arrecadou mais de R$ 2,5 milhões com a oferta de 55 lotes, muitos deles arrematados antes mesmo do leilão, pela modalidade de pré-venda.
 
A partir do dia 1º de abril começa a entrada dos animais para julgamentos da primeira etapa. Animais da raça nelore vão à pista nos dias 6 a 8 de abril. Para este ano é aguardada a inscrição de 200 a 250 animais, segundo projeção da Associação Sul-mato-grossense de Criadores de Nelore. A avaliaçao ficará a cargo dos juízes Horácio Alves F. Neto, João Augusto Farias e Luiz Renato Tiveron.
 
A Expogrande terá ainda julgamento das raças de bovinos brangus e girolando. No segmento de equinos serão avaliadas em provas morfológicas, de conformação e de performance animais das raças árabe, pantaneiro e crioulo.
 
Além do julgamento da raça girolando, produtores participam do Torneio Leiteiro e da Exposição Interestadual de Girolando, Circuito Megaleite, etapa Norte-Centro-Oeste. No ano passado a raça bateu um recorde histórico, trazendo para a pista da Expogrande 119 animais para avaliação.
 
A feira conta novamente este ano com o Shopping de Animais, que são pavilhões com reprodutores e matrizes de várias raças de bovinos, cuja comercialização poderá ser feita diretamente entre vendedores e compradores.
 
A agenda técnica da Expogrande traz este ano em seu primeiro dia o Painel "Perpectivas do Agronegócio 2019", apresentado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, seguido por roda de debates. O evento é promovido pela Acrissul em parceria com o Sicredi. O público aguardado é de 900 pessoas e acontece durante toda a manhã do dia 4 de abril no tatersal de elite 1 do Parque Laucídio Coelho.
 
Durante o evento, nos dias 5 e 6 de abril , acontece um curso do Grupo Agricultura Sustentável, com a participação do engenheiro agrônomo José Luiz Moreira Garcia. O curso é um evento preparatório para o encontro nacional do Grupo, que acontece em agosto em Campo Grande (MS).
 
A manhã do dia 7 de abril está reservada para o 17º Simpósio de Ovinocultura "De Produtor para Produtor". O encontro é promovido pela Asmaco (Associação Sul-mato-grossense de Criadores de Ovinos), que promoverá em seu uma exposição de raças variadas e também a comercialização de reprodutores e matrizes.
 
Ao longo de seus 17 hectares, o Parque de Exposições Laucídio Coelho será tomado por expositores comerciais de vários segmentos do agronegócio – entre sementes, máquinas e implementos agrícolas, tecnologias, produtos de nutrição, equipamentos de segurança, entre outros. Cerca de 15 pavilhões serão ocupados por animais das raças senepol, brangus, sindi, nelore padrão, gir e gir leiteiro. Outras cerca de 250 baias estão reservadas para as várias raças de equinos que participarão da feira.
 
A partir do dia 4 de abril acontecem shows musicais todos os dias com apresentações de estrelas nacionais da música pop e sertaneja. E o visitante poderá desfrutar ainda do Projeto Fazendinha Itinerante, camarotes vips, praça de alimentação e de todo o conforto e segurança necessários.
 

Veja Também

Veja fotos do camarote da FM Cidade 97
Alunos do Centro de Bovinocultura fazem estágio na Expogrande
Sicredi disponibiliza R$ 50 milhões para o agronegócio na 81º Expogrande
Governador quer agronegócio mais competitivo
Confira fotos do camarote da FM Cidade 97
Tereza Cristina abre painel do Sicredi na Expogrande
Dois ministros participam da abertura da Expogrande 2019
FM Cidade levará 97 ouvintes a camarote
Acrissul homenageia Tereza Cristina com selo postal da Expogrande
Governo do Estado leva gabinete itinerante para Expogrande