Campo Grande •22 de Setembro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
ALMS - Gestão para Pessoas

Valdelice Bonifácio | Terça, 20 de Setembro de 2016 - 07h16Voluntárias têm lembranças olímpicas para vida inteiraCampo-grandenses relatam que trabalho no evento esportivo superou expectativas

  
Ana Letícia promete guardar cada peça que trouxe na bagagem; como voluntária ela viveu dias felizes: "É uma experiência que não tem preço." (Foto: Roberto Okamura)
  • Ana Letícia promete guardar cada peça que trouxe na bagagem; como voluntária ela viveu dias felizes: É uma experiência que não tem preço.
  • (Foto: Roberto Okamura)
  • (Foto: Roberto Okamura)
  • (Foto: Roberto Okamura)
  • (Foto: Roberto Okamura)
  • (Foto: Arquivo Pessoal)
  • (Foto: Arquivo Pessoal)
  • Andreia Guimarães viu de pertinho grandes nomes da natação mundial (Foto: Arquivo Pessoal))
  • (Foto: Arquivo Pessoal)
  • (Foto: Arquivo Pessoal)
  • (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma lembrança que jamais sairá do coração, mesmo após muitas décadas. As Olimpíadas do Rio de Janeiro marcaram para sempre as vidas das campo-grandenses Ana Letícia Tognini, 22 anos, e Andréa Guimarães, 42. Elas não são atletas e nem ganharam medalhas, mas fizeram parte do importante contingente de voluntários que trabalhou no evento.

Em agosto, dias antes de embarcarem para o Rio, as duas conversaram com a reportagem do Diário Digital e falaram sobre suas expectativas, agora, em casa e já tendo retomado suas rotinas diárias, elas garantem que a experiência foi ainda melhor do que poderiam esperar.

Passado quase um mês da disputa, Ana Letícia e Andréa revivem diariamente as lembranças do evento esportivo, olhando as muitas fotos que tiraram e os  uniformes que trouxeram na bagagem. Ana Letícia olha com orgulho para as peças de roupa e acessórios que promete guardar pelo resto da vida. Ela também juntou o maior número de botons que pode, como forma de rechear suas memórias.

A jovem trabalhou todos os dias na Praia de Copacabana onde foram  disputadas as competições de Vôlei de Praia. Ela ajudava autoridades, delegações e atletas na comunicação e auxiliava na circulação de pessoas no local do competição. "Fiz o que eu desejava. Treinei meu  inglês", conta. "Esse contato com pessoas do mundo inteiro foi o que mais me marcou.  O Rio nem parecia ser no Brasil de tanto que havia estrangeiros em todos os lugares", relembra.

A longa jornada de trabalho (8h às 15h30) nem sequer cansava a jovem. "O nosso grupo estava tão entrosado, todo mundo se dando tão bem que nem parecia trabalho. Era pura diversão. Fascinante", enaltece. A experiência de Ana Letícia como voluntária demandou gastos de R$ 4 mil em recursos próprios. "Valeu cada centavo. É uma experiência que não tem preço."

Andréa Guimarães trabalhou no Parque Aquático, próximo ao Recreio. Durante as competições de natação, ela viu de perto grandes nomes deste esporte como o recordista Michel Phelps e o brasileiro Thiago Pereira. "Ver os dois competindo nas piscinas e depois o Parque Aquático inteiro gritando, foi emocionante", detalha.

A voluntária já atuou em outra competição importante, o PAN Americano, e portanto, já conhecia a adrenalina das disputas. Porém, relata que o maior evento esportivo do mundo, tem dimensão ainda maior. Andréa é professora de natação, o que tornou a participação voluntária na competição ainda mais marcante para ela.

A campo-grandense também se disse orgulhosa pelo fato de o evento ter transcorrido muito bem, sem incidentes ou surpresas negativas. "Saber que deu tudo certo, foi muito gratificante. Fazer amizades com pessoas de todo mundo também é algo maravilhoso. É uma experiência que jamais esquecerei", valoriza.

Conforme o Comitê Olímpico, 50 mil pessoas trabalharam como voluntários nas Olimpíadas  do Rio e outros 15 mil estiveram nas Paralimpíadas, evento encerrado neste domingo, dia 18 de setembro.

Veja Também
Passeios ciclísticos do Detran estão com inscrições abertas
Confira a noite dos times brasileiros na Libertadores e Sul-americana
Corinthians busca vaga na próxima fase da Copa Sul-Americana
Afonso Pena será interditada no domingo para corrida Detran-MS
Três times brasileiros jogam por vaga na semifinal da Libertadores
Depois de polêmica, CBF aplicará árbitro de vídeo no Brasileirão
Abertas inscrições para turmas de vôlei, basquete, natação, tênis e lutas
Palmeiras enfrenta o Coritiba e mira o G-4
Confira os resultados da 24ª rodada do Brasileirão
MS conquista 16 medalhas
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento