Menu
22 de novembro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Estado

Relatório do TCU destaca esportes nas escolas de MS

Documento ressalta Plano Estadual de Desporto, professores habilitados e quadras nas escolas

2 Set2019Da redação17h30
(Foto: Saul Schramm/Governo de MS)
  • (Foto: Saul Schramm/Governo de MS)

Um relatório feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) destacou a prática esportiva dentro das escolas em Mato Grosso do Sul. O Estado é o que conta, em todo o País, com maior oferta de professores de educação física com formação na área, 81,7% – quase o dobro da média nacional, que é de 41,6%. Além disso, é a segunda Unidade da Federação em escolas com quadras para a prática esportiva, atrás apenas do Distrito Federal.

O relatório do TCU mostra que Mato Grosso do Sul é um dos três estados que apresentaram plano estadual de desporto. Os outros são Minas Gerais e Paraná. O relatório do ministro Vital do Rêgo, votado na última semana, ressalta parte do plano sul-mato-grossense.

“Também merece ser destacada a mensagem constante do Plano Estadual de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul 2016/2019, que afirma: o foco principal do Poder Público deve estar no esporte educacional. Por conseguinte, na oferta da disciplina Educação Física em todas as escolas e em todas as séries, ministradas por Professores de educação Física. Na oferta de atividades esportivas no contraturno ou nas escolas de tempo integral de tal forma a possibilitar a todas as crianças vivenciar diversas possibilidades e compreender a importância da prática de exercícios físicos ou esportivos ao longo de suas vidas (…)”, diz o relatório.

A prática esportiva na escola é uma política de governo que traz inúmeros benefícios para os jovens atletas, afastando crianças e adolescentes do mundo do crime e até melhorando o aprendizado dos alunos, explica o presidente da Fundação de Esporte de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Miranda.

“Estamos muito focados no esporte na escola dentro da transversalidade entre as secretarias defendida pelo governador Reinaldo Azambuja. Com a Secretaria de Estado de Educação, temos 876 projetos nas escolas em 74 municípios, envolvendo 648 professores e 29 modalidades esportivas diferentes”, afirma Miranda.

Segundo ele, a escola é o grande celeiro de atletas no país. Para incentivar a prática esportiva, a Fundesporte atua em duas frentes: na massificação, democratizando o acesso às modalidades para praticamente todos os municípios; e no incentivo aos atletas com melhor rendimento, para que tenham a vida transformada e sirvam de inspiração.

(Com informações do governo de MS)

Veja Também