Menu
21 de janeiro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Esporte

Jogos Salesianos realizam 50ª edição em Ginásio Poliesportivo

Competições seguem de quinta a sábado

17 Mai2018Da redação18h54

Realizado desde 1968 pelo Colégio Salesiano Dom Bosco, os jogos salesianos de 2018 foram abertos na noite desta quarta-feira, dia 16. A disputa é realizada sempre no mês de maio, como uma homenagem à Nossa Senhora Auxiliadora, e integra os alunos de todas as turmas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

No passado, modalidades individuais como natação, judô, tênis de mesa, xadrez e até hipismo fizeram parte da programação. Hoje, os Jogos priorizam modalidades coletivas como vôlei, basquete, futsal, futebol e handebol. Nas séries da Educação Infantil, as gincanas é que fazem a alegria dos pequenos.

“Dom Bosco nos ensina que as atividades esportivas são fontes de vida e de alegria, capazes de unir as pessoas e educar os jovens, contribuindo para sua formação. Por meio do esporte é possível trabalhar muitos valores com os alunos, como regras, disciplina, respeito e liderança”, explica Ludio Silva, coordenador do Ensino Médio do Colégio.

Celeiro de talentos - Mais do que unir a comunidade escolar em torno de um propósito, os Jogos Salesianos também colhem seus frutos fora dos portões da escola. É que os Jogos revelaram e estimularam muitos talentos em diversas modalidades esportivas.

Além das equipes altamente preparadas, que levaram o nome do Colégio Dom Bosco para os Jogos da Juventude, Jogos Escolares Brasileiros e Jogos Mundiais Salesianos, alguns atletas se tornaram profissionais de renome nacional e internacional, como Francisco Tardivo Delbem, que já foi Campeão Brasileiro de Basquete pelo COC/Riberão Preto em 2003 e Natasha Farinea, medalhista de prata do Grand Prix pela Seleção Brasileira em 2012, entre muitos outros.

Solidariedade - A Campanha da Solidariedade, que arrecada alimentos, roupas, cobertores e itens de higiene e limpeza, também faz parte dos Jogos e mobiliza as turmas. A arrecadação vale pontos para as equipes e o tudo que é arrecadado é doado para instituições beneficentes de Campo Grande escolhidas pelos próprios alunos. Para este ano, a organização do evento espera superar o recorde, que atualmente é de 40 toneladas.

Progamação -  Os Jogos Salesianos 2018 acontecem de 16 a 19 de maio, simultaneamente no Poliesportivo Dom Bosco, no Colégio Salesiano Dom Bosco e no Colégio Paulo VI.

 A abertura, no Poliesportivo, contou com exposição de fotos históricas dos jogos, desfile das equipes, acendimento da pira olímpica, juramento do atleta, coroação de Nossa Senhora e shows regionais. Para comemorar o Jubileu de Ouro dos Jogos, a cerimônia vai reunir também 50 ex-alunos e atletas, inclusive o Sr. Ramão Aquino Amarila de Souza, participante da 1ª edição em 1968.

As disputas acontecem nos dias 17 e 18 de maio nos períodos matutino e vespertino e 19 de maio somente pela manhã.

Serviço:

Poliesportivo Dom Bosco - Rua 14 de Julho, 5200 - Monte Castelo

Colégio Salesiano Dom Bosco - Av. Mato Grosso, 227 - Centro

Colégio Paulo VI - Rua João Tomás, 222 - Santo Antonio

Veja Também

Oficinas de esporte e lazer retornam suas atividades segunda-feira
Campeonato Estadual começa no sábado
Game pantaneiro de Beach Tennis no Belmar Fidalgo
Game Pantaneiro de Beach Tennis movimenta as areias do Belmar Fidalgo
Aquidauanense de 25 anos é bronze no Grand Slam de Jiu-Jitsu
Faltam duas semanas do fim do período de inscrições
Fundesporte apoia mais de 60 representações paradesportivas em 2018
Projeto 'Férias no Parque' começa hoje na Capital
Parques terão programação especial de férias em janeiro
Brasileiro Gabriel Medina é bicampeão mundial