Menu
18 de julho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Super Banner Campo Grande Expo
Corumbá

Guarda municipal conquista ouro em etapa do Estadual de Karatê

Honápio Carvalho levou ouro na modalidade kata, categoria máster, acima dos 36

6 Set2017Da redação17h40

O guarda municipal de Corumbá Honápio Carvalho Neto levou para casa o ouro na terceira etapa do Campeonato Estadual de Karatê, na modalidade kata, categoria máster (acima de 36 anos). A disputa aconteceu em Campo Grande, no sábado, dia 02 de setembro. Na competição, o atleta venceu as três partidas, conquistando o primeiro lugar. O estadual é realizado em três etapas. Na primeira, em março, Honápio conseguiu o bronze na modalidade kumite.

“O kata é uma luta imaginária, uma sequência de movimentos. Você entra no tatame para executar da maneira mais perfeita possível uma sequência de defesas e ataques que você faz imaginando um combate, como se estivesse lutando com alguém. Você disputa com seu adversário. Quem fizer a sequência mais perfeita é o campeão”, explicou Honápio.
 
Há dez anos trabalhando como guarda municipal e há apenas um ano praticando o esporte, Honápio se sente muito grato por ter conquistado o ouro. “A gente fica muito feliz. Trabalhamos muito para isso, eu treino praticamente todos os dias, de segunda a sábado, às vezes fazemos treinos de três horas. Estávamos batalhando bastante e no último mês pegamos mais pesado. A gente vê a vitória como resultado do sacrifício que a gente fez”, disse o esportista.
 
Aos 40 anos, formado recentemente em Educação Física, Honápio passou a treinar karatê por dois motivos: por ser sonho de infância e pelo filho ter começado a treinar. “Apareceu na escola do meu filho a sensei Wanessa Kelly, diretora da Associação Kumakan de Karatê, que representa Corumbá e Ladário, e acabei colocando meu filho para praticar o esporte. Até que no final do ano minha esposa me deu de presente um kimono porque eu sempre assistia às aulas e comecei a participar também. Já era uma coisa que queria desde criança, mas não pude participar porque minha mãe não deixava”, contou Honápio.
 
O karatê tem ajudado o esportista em sua atividade como guarda municipal. “Tem a parte do preparo físico que você melhora consideravelmente, um exemplo disso é que em um ano praticando o esporte, perdi dez quilos. Você também começa a trabalhar o psicológico, a questão da não violência. Como guarda, isso me ajuda muito até porque você começa a aprender a lidar com as pessoas. Nosso lema é o respeito acima de tudo, conter o espírito da agressão. Falo isso também para o meu filho, que não é só no karatê, isso a gente traz para a nossa vida”, disse Honápio.
 
O Campeonato Estadual de Karatê teve três etapas. A primeira, em março, aconteceu em Campo Grande, quando o esportista conquistou o bronze na modalidade kumite, que é o combate. Como não pôde participar da segunda etapa, em Nova Andradina, não há a possibilidade de disputar a competição nacional. “Vamos nos preparar para a competição do ano que vem”, disse Honápio.


Jorge de Castro, diretor da Agência Municipal de Segurança Pública (Ageseg), afirmou que a instituição incentiva os servidores a praticarem esporte por causa da importância que tem para a melhoria da condição física e psicológica desses guardas.
 
“Desde o começo da gestão, o prefeito Ruiter pediu que a gente tratasse com o maior carinho possível os nossos colaboradores. A gente busca, dentro da Guarda Municipal, adaptar horários de trabalho para que esses nossos funcionários possam treinar esportes. Temos aqueles que praticam karatê, ciclismo, há guardas que fazem faculdade, capacitação, e a gente está buscando junto ao comando da Guarda Municipal sempre adaptar os horários para que eles possam realizar o serviço, proteger a população e o patrimônio público, mas também cada vez melhorar a sua autoestima. Fora o preparo físico, esses guardas têm o preparo psicológico e sabem lidar melhor com as adversidades do dia a dia”, disse Jorge de Castro.
 
“Queremos parabenizar o Honápio mais uma vez, na certeza que vamos continuar o apoiando para que ele cresça nesse esporte e possa multiplicar isso dentro da nossa instituição”, completou o diretor da Ageseg.

Veja Também

Brasileirão Infantojuvenil começa nesta segunda-feira em Uberlândia
França conquista segunda Copa e se iguala a Uruguai e Argentina
Brasil fica em 4° na Copa Americana Feminina
Copa Truck define programação para etapa Campo Grande
Bélgica e Inglaterra se enfrentam novamente
Douradense assina para ser “Menino da Vila”
França vence Bélgica e vai à final da Copa pela terceira vez
Torcida da Capital chora a derrota do Brasil
Brasil perde e está fora da Copa do Mundo
Lateral Danilo sofre nova contusão e não joga mais na Copa