Menu
18 de fevereiro de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Esporte

Futebol de 5 do MS conquista título inédito para o Estado

Time campo-grandense que vinha buscando o título regional desde o ano passado

30 Abr2019Da redação14h59

A equipe de futebol de 5 do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos (ISMAC-MS) é o mais novo Campeão  Regional Centro-Norte de futebol para cegos. Após o embate contra a equipe da UNIACE de Brasília (DF), o time campo-grandense que vinha buscando o título regional desde o ano passado, conseguiu superar a marca de vice-campeão em 2018, garantindo o título de Campeão Regional Centro-Norte de Futebol de 5.

O time da ISMAC venceu a UNIACE por 2 a 0 e ficou com o troféu da competição. A conquista dos sul-mato-grossenses teve o destaque com a dupla formada por Marquinhos e Toninho. Os dois foram fundamentais durante a trajetória até o título e juntos marcaram 14 gols – sete cada. Na decisão inclusive, abrindo caminho para a vitória da equipe e o tetracampeão paralímpico pela Seleção Brasileira.

O time da Ismac é composto pelos atletas de linha: Marcos Alves Felipe (Marquinhos), Antônio Santos (Toninho), Rodrigo Borges, Evelio Pavón (Paraguaio), Fernando Alves, David Oliveira e Ataualpa Campos (Tatá). Goleiro: Eric Montenegro.

Eric Montenegro contou sobre a trajetória da equipe e a alegria de trazer o título para o MS. "Tudo começou em 2012 quando comecei essa experiência somente como goleiro (voluntário) na Associação dos Deficientes visuais De MS. Após 4 anos com a equipe, tive a oportunidade de aprender com as competições e no dia a dia com os atletas e profissionais que trabalhei. Em 2015 havia sido vice campeão com a ADVIMS, no Regional. Logo em seguida fui contratado como profissional de Educação física no ISMAC para atuar com o Futebol de 5 e demais atividades. Meu sonho, e lógico com os demais atletas, era de ser campeão.

Trazer um título para a Instituição e o Estado. Em 2016, com o ISMAC ficamos em 2° lugar na série B do brasileiro. E tive a oportunidade de acompanhar a seleção brasileira e ser tetra campeã Paralimpico no Rio 2016, foram experiências incríveis. Neste ano conseguimos montar uma equipe mais competitiva e o tão esperado título, veio. Agora estamos na série A e somos Campeões Regionais, 2 títulos inéditos para o ISMAC e para o Estado de MS Com o Futebol de 5 para Cegos", afirmou o goleiro.

Montenegro ainda complementou "O único apoio que temos é o da FUNDESPORTE, que por meio dos transportes aéreos e terrestres sempre esteve conosco e todas as instituições do paradesporto. Agradecemos o Governo do Estado e a Fundação e esperamos conseguir mais parceiros para somar neste projeto".

Premiações individuais e vaga na Série B - Marquinhos e Toninho fizeram a dobradinha do ISMAC-MS e foram os artilheiros da competição. O troféu de melhor goleiro ficou com o Rafael, da ASCEPA-PA, que brilhou na primeira fase com muitas defesas. Já as duas equipes que garantiram vaga para a Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 – Série B 2019 foram UNIACE-DF e ABDV-DF, vice-campeã e terceira colocada, respectivamente.

Ao todo, sete times estavam na disputa do título e das vagas para a série B nacional de 2019.

Veja Também

Adeus mágica no futebol? Árbitro pune Neymar após drible em jogo
Pontaporanense vence a primeira e Águia Negra perde os 100% de aproveitamento
17ª Copa Assomasul terá início em 7 de março
Águia Negra inicia participação nesta quinta-feira na Copa do Brasil
Empates predominam na rodada e Estadual de Futebol tem novo líder
Dupla sul-mato-grossense conquista etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia
Disputa em Campo Grande abre  temporada do Estadual de Velocross
Taekwondo de MS conquista dois bronzes
Academia para pessoas com deficiência tem vagas abertas
Time feminino da Cassems se destaca em campeonato amador de futebol