Campo Grande • 09 de dezembro de 2016 • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Larissa Mendes, especial para o Diário Digital. | quinta, 27 de outubro de 2016 - 10h36Grupo de Curitiba traz música medieval para Campo Grande e BonitoGaita de fole, alaúde, saltério de arco, kantele, percussão e canto antigo chamam atenção do público por não serem usados nos praticas musicais da atualidade

O Illvminata busca resgatar essa prática de repertório, promovendo o entrosamento entre músicos profissionais e amadores.
O Illvminata busca resgatar essa prática de repertório, promovendo o entrosamento entre músicos profissionais e amadores. (Foto: Divulgação)

No segundo dia de apresentações do Encontro com a Música Clássica, realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e Fundação Estadual de Cultura em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, uma das atrações é o grupo Illvminata, de Curitiba (PR). 

De acordo com a mezzo-soprano, Daniele Oliveira, diretora do grupo, a prática da música medieval ou música antiga nos dias atuais gera um rico processo de aprendizagem, pois aborda técnicas, instrumentos e repertórios que não costumam ser empregados com tanta frequência e por estar tão distante das práticas musicais atuais, e com poucos grupos dedicando-se a ela, traz consigo a possibilidade dos músicos pesquisarem manuscritos das partituras e textos sobre as maneiras de se tocar. Dessa forma, as possibilidades de interpretação são uma grande marca da música antiga.   

O Illvminata busca resgatar essa prática de repertório, promovendo o entrosamento entre músicos profissionais e amadores, além de combinar suas experiências musicais, assim como de pesquisa. Músicos experientes como Thomas Jucksh (Camerata Antiqua de Curitiba), Carlos Simas (Gaiteiros de Lume/Thunder Kelt/Clan McNorse) e Mateus Sokolowski (Mandala Folk) formam o Illvminata. 

Instrumentos antigos também chamam a atenção do público por sua sonoridade e forma não conhecidas, dentre eles estão a viola da gamba, gaita de foles, harpas, flautas, alaúde, saltério de arco e kantele. 

Nessa mesma noite também se apresenta a Camerata do Viver Bem – do Grupo de Incentivo à Cidadania Viver Bem e Jardel Vinicius Tartati, com o Show Fronteiras.  

Serviço: O Illvminata se apresenta no dia 27 de outubro em Campo Grande, às 20 horas, no Teatro Glauce Rocha e no dia 28, às 19h30, em Bonito, na Paróquia São Pedro Apóstolo, rua Cel. Nelson Felício, 767 – Centro. Entrada Gratuita. 

Veja Também
Clube Estoril promove cantata natalina nesta quarta-feira
Campo-grandenses poderão visitar a Vila do Chaves em shopping
domingo, 20 de novembro de 2016 - 16h00Marca exalta a beleza afro em celebração ao Dia da Consciência Negra Curso de automaquiagem voltado às mulheres negras será realizado no dia 30/11
22 candidatos disputam concurso Beleza Negra em Campo Grande
sexta, 18 de novembro de 2016 - 11h00Mostra de Cinema Italiano começa na próxima segunda-feira, no MIS Sessões começam às 19h e a entrada é franca
Som da Concha traz as bandas Vamo Apelá Sistema de Som  e LPN no próximo domingo
segunda, 14 de novembro de 2016 - 14h30Associação de Mulheres com Deficiência realizam desfile de moda inclusiva Evento acontece com o apoio da UNIDERP e Shopping Bosque dos Ipês
2º Festival de Música Escolar será nesta quinta-feira no Glauce Rocha
Com o tema Pets, Bosque dos Ipês inaugura decoração de natal neste sábado 12
quinta, 10 de novembro de 2016 - 11h51São Gabriel do Oeste recebe sessões gratuitas de cinema Apresentado pelo Instituto CCR e com o patrocínio da CCR MSVia, Cine em Cena oferece sessões gratuitas de cinema, inclusive em...
square noticias uci
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - cirurgia.net
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2016 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento