Menu
17 de fevereiro de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Imóveis

Vale a pena investir em um imóvel em Campo Grande visando sua valorização?

14 Fev202012h36

Quem deseja investir, deve sempre considerar o setor imobiliário. Ele tem uma boa classe de ativos: fornece fluxo de caixa com renda, geralmente é apreciado ao longo do tempo, permite alavancar seus retornos e, psicologicamente, há algo único em poder ver sua propriedade fisicamente e saber que está tudo bem. Agora, para fazer qualquer investimento, você precisa fazer nossa lição de casa.

Quanto esperamos nos dar desempenho? De onde vem a performance? Fluxo, apreciação, ambos? Quais são os riscos? O que acontece se algum dos riscos se concretizar? O setor imobiliário da cidade de Campo Grande não é exceção, mas aprenda a avaliar rapidamente uma oportunidade para saber se vale a pena investigar um pouco mais ou se você deve descartá-lo. Acompanhe nossas dicas!

Calcule quanto você pagaria pela propriedade

Essa etapa é simples, mas muitas pessoas estão erradas porque esquecem algumas coisas: custos de transação. Ao comprar um imóvel, você paga não apenas o preço que concorda com o vendedor, mas também o cartório, os impostos, os juros do financiamento bancário etc. Uma boa regra é que os custos de compra de um imóvel estejam entre 6% e 8%.

Quanto fluxo de caixa você gerará a cada mês?

Leve em consideração várias coisas: por quanto vai alugar os imóveis à venda em Campo Grande que antes você deseja comprar como forma de investir? Quantos meses do ano será alugado em média? Quanto vamos colocar para manter a propriedade? Novamente, faça suposições para este exemplo. Em média, um imóvel fica vago por 1 mês a cada ano. 1% do valor do imóvel será alocado a cada ano para mantê-lo. Estamos financiando 30% do valor da compra com um empréstimo bancário.

Calcule o retorno em dinheiro esperado

O desempenho que sua propriedade fornecerá a você tem a ver com seus utilitários e quanto custa. Além disso, seu desempenho aumentará porque a propriedade é apreciada ao longo do tempo e o crédito é pago com a renda. Mas, para essa avaliação rápida, você deve começar com o dinheiro. Divida os lucros pela parcela do custo de aquisição do imóvel que desembolsarmos, ou seja, subtraia o que o banco colocou.

Para qualquer investimento que você fará, sempre há alternativas. Você pode investir em outra propriedade, ações, títulos do governo, um novo negócio, etc. Nesse caso, devemos consultar rapidamente o desempenho que podemos ter para emprestar ao governo brasileiro. Isso ocorre porque é um investimento alternativo com menos riscos do que estamos considerando. Se puder ter retornos mais altos, talvez não devamos investir aqui. Se verificar hoje, na página do Banco Central, qual rendimento rende um título de 10 anos do governo, poderá ter ideia do quanto precisará lucrar com seu investimento, para que ele possa valer à pena.

Comprar, renovar e revender uma propriedade é um bom investimento?

Renovar para obter lucro significa comprar um imóvel, renová-lo e revendê-lo logo a um preço mais alto, obtendo um lucro lucrativo. É uma atividade recentemente muito mediada, com muitos programas de televisão dedicados ao assunto, que restauram por exemplo, apartamentos para vender em Campo Grande e outras cidades. Nesses programas, transações bem-sucedidas são expostas usando matemática simplificada.

No entanto, pode ser uma atividade arriscada, exigente em tempo e energia e sem garantia de obter grandes lucros. Por esse motivo, é importante calcular a lucratividade potencial antes de entrar no referido projeto. Além de avaliar a lucratividade líquida, você sempre deve considerar o custo de oportunidade. Uma renda que acaba sendo equivalente à que você obteria do mercado de ações não vale necessariamente a pena.

Investir seu dinheiro no mercado de ações requer pouco esforço pessoal e libera tempo para você trabalhar com outras receitas em potencial. Para evitar desperdiçar tempo e dinheiro em um projeto de baixo desempenho, o primeiro passo é conhecer todas as despesas envolvidas no projeto.

Retorno do investimento: vale a pena focar nele mesmo?

Comprar um imóvel para renovar e revender é um projeto de investimento no qual você desembolsa uma quantia em dinheiro no início e planeja recuperar uma quantia maior no final. O valor investido está em todas as despesas listadas acima, e o valor recuperado é o ganho líquido da revenda do imóvel.

Quando o objetivo é obter lucro, como é o caso desse tipo de investimento imobiliário, espera-se que seja possível revender o ativo imobiliário com rapidez suficiente para minimizar a drenagem de juros e despesas mensais. Para medir o sucesso de um projeto, precisamos fazer um paralelo entre o investimento total e as despesas, com o lucro líquido em sua revenda, com base em quanto tempo a venda levou. Ao anualizar a taxa de retorno, podemos descobrir o que seu investimento realmente trouxe e, em seguida, você pode compará-la com a taxa de retorno de outras oportunidades de investimento para avaliar se o projeto valeu a pena no final. É importante levar em consideração o tempo e o esforço exigidos por um projeto como esse para você. Uma taxa de retorno de 10% pode ser interessante se você não tiver feito muito esforço.

No entanto, se você trabalha muitas horas por semana no projeto, 10% deve incluir seu salário, o que necessariamente reduzirá a taxa de retorno do seu investimento. Para ter sucesso em um projeto, é vital reduzir as despesas possível e investir em reformas importantes (cozinha, banheiro, pisos ou janelas, por exemplo). Por esse motivo, muitas vezes você encontrará profissionais do setor imobiliário, como agentes imobiliários, especialistas em renovação e empresas envolvidas nesses tipos de projetos. Agentes imobiliários podem economizar em taxas de transação, especialistas em renovação podem minimizar as despesas através do custo de reformas e as empresas podem economizar em imposto de renda declarando todas as despesas atuais em suas demonstrações financeiras. A combinação vencedora seria reagrupar esses três em uma única organização.

Agora que você já conheceu os motivos que demonstram que vale a pena investir em um imóvel em Campo Grande visando sua valorização, contemplando também detalhes de como se dá esse tipo de aquisição focada em rentabilidade, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais!

 

Veja Também

Receita Federal libera dinheiro de lote residual de Imposto de Renda
Comércio pela Rota Bioceânica começa em quatro anos
Fiems apresenta potencial da indústria de MS a embaixadores asiáticos
Taxa de desemprego cai em 16 estados, revela IBGE
Embaixadores do sudeste asiático visitam MS
Banco do Brasil atinge lucro recorde de R$ 17,8 bilhões em 2019
Olho da cara
Cresce o número de indígenas de MS  trabalhando nas lavouras de maçã
Guedes diz que estados e União não podem abrir mão de impostos dos combustíveis
Preço da gasolina sobe e do álcool cai em MS