Menu
16 de julho de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Economia

Tesouro Direto paga valor recorde de R$ 9 bi em vencimento de título

Dinheiro será pago a 122 mil investidores, devido ao vencimento do título Notas do Tesouro Nacional série B

15 Mai2019Agência Brasil17h17

O Tesouro Direto paga hoje (15) o maior valor em vencimento de títulos públicos da história do programa, criado em 2002. De acordo com o Tesouro Nacional, serão pagos cerca de R$ 9 bilhões a aproximadamente 122 mil investidores, devido ao vencimento do título Notas do Tesouro Nacional série B (NTN-B), conhecido como IPCA+ 2019.

Esse título tem rentabilidade composta com taxa de juros pactuada no momento da compra mais a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo o Tesouro Nacional, entre o lançamento do título em 2013 até o vencimento, totalizando seis anos, a rentabilidade bruta do título chegou a 64%, ao se considerar uma inflação média de 6% ao ano.

O Tesouro Direto foi criado em janeiro de 2002 para popularizar a aplicação e permitir que pessoas físicas pudessem adquirir títulos públicos diretamente do Tesouro, via internet, sem intermediação de agentes financeiros. O aplicador só tem de pagar uma taxa à entidade responsável pela custódia dos títulos, embora muitas corretoras e bancos tenham zerado a taxa. Mais informações podem ser obtidas no site do Tesouro Direto.

A venda de títulos é uma das formas que o governo tem de captar recursos para pagar dívidas e honrar compromissos. Em troca, o Tesouro Nacional se compromete a devolver o valor com um adicional que pode variar de acordo com a Selic, índices de inflação, câmbio ou uma taxa definida antecipadamente no caso dos papéis prefixados.

No final de abril, o Tesouro Direto atingiu a marca de 1 milhão de investidores ativos. O grupo de pessoas com pelo menos um título do programa cresceu 61% em 12 meses.

Veja Também

Contribuinte pode parcelar dívidas do IPVA em até 10 vezes
Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019
Receita paga hoje restituições do 2º lote do Imposto de Renda
Brasil Pequenos negócios têm até segunda para retornar ao Simples Nacional Comitê Gestor do Simples Nacional editou, no último dia 3, resolução que permite a volta ao Simples
Produção de motocicletas aumenta 8,4% no primeiro semestre
Inflação oficial é de 0,01% em junho, diz IBGE
Sexta parcela do IPTU vence nesta quarta com 5% de desconto
Famílias endividadas aumenta pelo sexto mês consecutivo
Com adesivo gigante, Fiems manifesta apoio às reformas
Mapa e Ciência e Tecnologia fazem parceria