Menu
26 de abril de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner Governo do Estado - Gestão por Competência
Agricultura

Produtividade da soja deve ser recorde

Estado deve colher 52 sacas por hectare na safra deste ano

6 Fev2017Laureano Secundo07h55

A expectativa é que a produtividade média As lavouras de soja em Mato Grosso do Sul ultrapasse a marca histórica de 52 sacas por hectare devendo superar o registrado em safras passadas tivemos uma média de 46, 47, 49 sacas.. O maior produtor é a cidade de Maracaju. A colheita em Mato Grosso do Sul só está começando. O último relatório do projeto Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), divulgado nesta quarta-feira (01) pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), aponta que 3,2% da área plantada de soja no estado foi colhida até o momento.

A produção de soja em Mato Grosso do Sul deve superar a marca de 7,8 milhões de hectares, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Isso representa um incremento de 8,7% ante os 7,2 milhões de toneladas no ano anterior. Se estes números se confirmarem a produtividade média no estado será pouco superior a 52 sacas por hectare, obtido na safra 2014/2015, ou seja, um recorde.

“Manter assim para as próximas safras, chegando a 55, 56 ou 57 sacas é um trabalho gradativo. Um trabalho que tem que ser feito dentro da propriedade”, diz Leonardo Carlotto Portalete, analista técnico do departamento de produção da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). “É claro que para isso se concretizar o clima precisa ser favorável na colheita” concluiu.

Veja Também