Menu
25 de janeiro de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Economia

Sicredi no MS isenta associados de taxa do cheque especial

BC limitou os juros a até 8% para outros bancos

8 Jan2020Da redação17h52

O Banco Central (BC) limitou a partir desta semana, os juros do cheque especial para todos os clientes. Os bancos não poderão cobrar taxas superiores a 8% ao mês, o equivalente a 151,8% ao ano. Além de limitar a taxa, o BC também permitirá que os bancos cobrem tarifas pelo saldo não utilizado do cheque de 0,25% ao mês no que exceder R$ 500. As pessoas que já tem conta bancária, só entram na cobrança a partir de 1º de junho deste ano.

Contudo, o Sicredi no MS isentará seus associados desta taxa. “O objetivo do Sicredi é sempre beneficiar seus associados e por isso, não vê razão na cobrança, já que o associado é dono do negócio e participa dos resultados”, salienta Celso Figueira, presidente da Central Sicredi Brasil Central.

O cheque especial é uma modalidade de crédito com taxas que podem até quadruplicar uma dívida em 12 meses, dependendo da instituição financeira. A limitação foi concedida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no fim de novembro do ano passado. No mês em que a decisão foi tomada, os juros do cheque especial encerraram em 12,4% ao mês, o que equivale a 306,6% ao ano.

De acordo com o Banco Central, a medida foi tomada porque o teto de juros pretende tornar o cheque especial mais eficiente e menos regressivo, prejudicando menos a população de baixa renda.

Ainda segundo o a autoridade monetária, as mudanças no cheque especial corrigirão falhas de mercado nessa modalidade de crédito e que o sistema antigo do cheque especial, com taxas livres, não favorecia a competição entre os bancos, porque a modalidade é pouco sensível aos juros, sem mudar o comportamento dos clientes mesmo quando as taxas cobradas sobem.

 

Veja Também

Prefeito abre no domingo a 10ª edição da Feira da Indústria de Calçados
Passeios em Bonito terão até 60% de desconto para sul-mato-grossenses
Celulose e carnes alavancam exportação
Seguro-desemprego em atraso deve ser liberado até amanhã
Preços de produto de higine pessoal e limpeza variam até 222% na Capital
Centro-Oeste receberá R$ 7,1 bilhões para produtores
Sebrae inicia orientação gratuita sobre Declaração Anual do MEI
Brasil e Alemanha firmam acordo de no setor agrícola
Confiança do empresário melhora lentamente
Previsão de nova safra recorde