Campo Grande •19 de Fevereiro de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Banner Governo do Estado - Campanha Dengue

Agência Brasil | Domingo, 16 de Outubro de 2016 - 10h30Produção global de alimentos precisaria aumentar 60% para garantir equilíbrioCerca de 3% da população brasileira vive em situação de vulnerabilidade alimentar

Aumento da produção é necessário para garantir segurança alimentar à população do planeta, que chegará a 9 bilhões em 2050.
Aumento da produção é necessário para garantir segurança alimentar à população do planeta, que chegará a 9 bilhões em 2050. (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, dia 16, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) destaca que, com as mudanças climáticas, o desafio de alimentar uma crescente população mundial aumenta. Segundo o representante da entidade no Brasil, Alan Bojanic, a seca fez com que o Nordeste do Brasil perdesse 50% de sua produção nos últimos cinco anos, se comparado com os cinco anteriores.

Com o tema “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também devem mudar” como destaque da data em 2016, a FAO estima que o número mundial de habitantes vai superar os 9 bilhões em 2050. Segundo o órgão internacional, a produção mundial de alimentos precisaria aumentar em 60% para assegurar o equilíbrio da segurança alimentar.

“Precisamos ver resposta para esse problema. Precisamos de uma agricultura mais adaptativa, diferente, que seja sustentável, ambientalmente amigável e essa agricultura precisa de muita pesquisa. Precisamos de mais variedades de alimentos que aguentem as variações de precipitação, de calor, de frio, problemas de enchente. Uma agricultura adaptativa a essas mudanças climáticas”, ressalta Bojanic.

Segundo a FAO, cultivar alimentos de forma sustentável significa adotar práticas que produzam mais com menos insumos na mesma área e usem recursos naturais com sabedoria. Significa, também, reduzir o desperdício, com melhor colheita, armazenagem, embalagem, transporte, infraestrutura e comércio.

Mesmo com uma produção eficiente, o representante da FAO defende políticas públicas que facilitem o acesso dos mais pobres ao alimento. “Você pode produzir na quantidade suficiente, mas pode não ter acesso, ou seja, pode não ter segurança alimentar para todos. É importante ter equilíbrio entre acesso e produção no contexto nas mudanças climáticas”, destaca Bojanic.

No Brasil, cerca de 3% da população vive em situação de vulnerabilidade alimentar. “O Brasil saiu do mapa da fome em 2014 por causa de políticas públicas que facilitaram o acesso aos alimentos, principalmente alimentação escolar, que é uma chave para acesso, mas também transferência de renda, fortalecimento da agricultura familiar, o apoio à população da região semiárida com cisternas e carros-pipa”, acrescenta Bojanic.

Veja Também
Domingo, 19 de Fevereiro de 2017 - 07h25Exportações tem aumento de 7% Primeiro mês do ano tem aumento de vendas para o exterior
Temer cobrará do Banco do Brasil aumento da oferta de crédito
Quinta, 16 de Fevereiro de 2017 - 11h25ANP: vendas de combustíveis caem 4,5%, mas as de gás sobem 1,1% Dados foram divulgados hoje, no Rio de Janeiro, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis
Nascidos em março e abril recebem benefício do PIS nesta quinta
Quinta, 16 de Fevereiro de 2017 - 08h10Atividade econômica registra queda de 4,34% em 2016 No último trimestre do ano, comparado ao mesmo período de 2015, houve retração de 3,13%
Bolívia quer vender excedente de gás para outros mercados no Brasil
Governo divulga valor da Unidade de Atualização Monetária para março
Ligações entre telefones fixos e celulares vão ficar mais baratas este mês
Reinaldo propõe compra direta do gás pelos estados do Codesul
Prefeitura da Capital reduz despesas para manter contas em dia
Ótica Diniz
Vídeos
Diário Digital no Facebook
Rec banner - cirurgia.net
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento