Campo Grande •19 de Novembro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner Governo - Governo Presente - Matrícula

Da redação | Quarta, 17 de Maio de 2017 - 17h32MS e PR se unem para ampliar ferroviaRota Dourados a Paranaguá seria caminho importante para escoamento de produção

(Foto: Jorge Woll/ferroeste.pr.gov.br)

Os governos dos estados de Mato Grosso do Sul e do Paraná vão unir esforços para concretizar a ligação entre o Porto de Paranaguá (PR) e o município de Dourados (MS) através da Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste). Nesta quarta-feira, 17 de maio, na Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), o governador Reinaldo Azambuja e o titular da Seinfra, Marcelo Miglioli, se reuniram com o secretário de Obras e Logística do Paraná, José Richa Filho e o presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin, para tratarem do assunto.

“A proposta do Paraná é que façamos um PMI [Procedimento de Manifestação de Interesse] para que a gente viabilize a rota completa  da ferrovia entre Dourados, Cascavel, Guarapuava e Paranaguá”, explicou o governador Reinaldo Azambuja.

A Ferroeste é de economia mista e tem o Governo do Paraná como seu maior acionista, e ela tem a concessão para explorar o trecho. Na prática, a ferrovia atende Cascavel e Guarapuava e a PMI serviria para ampliar a malha, fazendo com que  a ferrovia passe a fazer a rota completa da concessão, indo do Porto de Paranaguá a Dourados.

“Já faz alguns anos que temos discutido com o Mato Grosso do Sul a possibilidade de estender a Ferroeste e a discussão sempre foi de interesses comuns. São dois estados com produção forte em termos de Brasil e sabemos do potencial da região de Dourados, principalmente na divisa com o Paraná. Hoje chegamos num modelo que eu acredito que será interessante para potenciais investidores, mas nada melhor do que lançar a PMI para ficar claro que será economicamente viável. Estou muito confiante”, disse o secretário de Obras do Paraná, José Richa.

O próximo passo para discutir a questão será na segunda-feira (22.5), no Encontro Internacional Sobre Gás Natural, do qual Reinaldo Azambuja vai participar. “Teremos uma reunião com o governador do Paraná, em Santa Catarina, onde apresentaremos o projeto. Essa rodovia já foi muito discutida no passado, mas agora, com essa modelagem, trazendo a iniciativa privada, com a aquiescência da ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre – e dois governos somando esforços, acredito que vamos viabilizar o projeto e transformá-lo em realidade”, disse o governador.

Para o secretário Marcelo Miglioli, não há duvida de que a rota Dourados a Paranaguá é a melhor caminho para o escoamento da produção de MS. “Mato Grosso do Sul tem todo interesse no projeto e vamos fazer o que estiver a altura para o projeto caminhar. Essa parceria entre os dois estados soma forças para que o projeto tenha uma estruturação e possa sair do papel. Entre os projetos de macro infraestrutura que estamos trabalhando, esse é com certeza um dos prioritários”, finalizou.

Veja Também
Taxa de religação de energia é considerada ilegal
Campanha Nome Limpo espera atender 15 mil pessoas
Comércio pode não ter horário especial de Natal este ano
Agência da Energisa abre no sábado para negociar débitos dos clientes
Plantão do IPTU atenderá contribuintes neste sábado
Sexta, 17 de Novembro de 2017 - 07h20Começa a segunda etapa de pagamento do PIS-Pasep a idosos Pagamentos começaram em outubro deste ano
IPTU terá reajuste abaixo da inflação em 2018, diz prefeito
Banco Central alerta sobre riscos do uso das moedas virtuais
Petrobras reduz amanhã preços da gasolina e diesel nas refinarias
Quinta, 16 de Novembro de 2017 - 09h03Receita paga hoje o sexto lote de restituição do Imposto de Renda 2017 Lote multiexercício inclui restituições residuais do período de 2008 a 2016
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento