Menu
6 de abril de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Empreendedorismo

MS é o estado com maior presença de mulheres à frente de negócios

Levantamento do Sebrae mostra que 38% dos donos de negócios sul-mato-grossenses são mulheres

24 Fev2020Da RedaçãoMS é o estado com maior presença de mulheres à frente de negócios09h55

O empreendedorismo tem se tornado uma opção de independência financeira e carreira para as mulheres. Em Mato Grosso do Sul, elas já respondem por 38% da totalidade dos donos de negócios, índice que coloca o estado como o primeiro do país com presença de empresárias. Os dados fazem parte de um estudo divulgado no ano passado pelo Sebrae.

No estado, o resultado ficou acima da média nacional, de 34% de donas de negócios. Conforme o relatório especial “Empreendedorismo Feminino no Brasil”, de março de 2019, após MS, estão empatados em segundo lugar Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Norte, todos com 36% de empresárias.

O estudo também mostra que a conversão de “empreendedoras” em “donas de negócios” é 40% mais baixa, quando comparado aos homens. Ou seja, há uma desistência maior pela parte feminina até o sucesso da empresa. Além disso, a proporção de negócios por necessidade é maior no grupo das mulheres, com 44%, contra 32%, no caso deles.

O relatório reúne uma série de publicações, como a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Continua do IBGE (2018); “Empreendedorismo no Brasil” e “Empreendedorismo no Brasil: relatório executivo 2018” do Global Entrepreneurship Monitor (2018); estudos presentes no DataSebrae, entre outros. 

Buscar capacitação é fundamental para ter sucesso nos negócios. Neste sentido, para fortalecer e incentivar o empreendedorismo feminino no estado, o Sebrae/MS realiza no mês de março em Campo Grande, no dia 4, e Três Lagoas, no dia 7, mais uma edição do evento “Sebrae Inspira Mulher de Negócios”.

A programação conta com empresárias de destaque no país para mostrar caminhos, valores e tendências empreendedoras, com o objetivo de estimular a população feminina a empreender com mais segurança, gerar negócios e transformar realidades.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas na Loja Virtual do Sebrae. Mais informações pelo telefone 0800 570 0800.

Veja Também

Preços dos ovos de Páscoa variam em 100%
Com 32 mil inativos, Ageprev quer que bancos flexibilizem consignados
Produção de petróleo e de gás natural têm queda em fevereiro
Caixa lançará na terça aplicativo para cadastro em renda emergencial
Santander anuncia prorrogação automática de parcelas de crédito
Governo publica MP que repassa R$ 16 bilhões a estados e municípios
Conheça as tecnologias que mais facilitam a vida dos empresários
Receita adia para junho pagamento da primeira cota do Imposto de Renda
Produção industrial de MS fica estável em fevereiro
Governo reduz pela metade contribuições pagas ao Sistema S por 3 meses