Menu
15 de julho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Super Banner Campo Grande Expo
Economia

Intenção de consumo cai em julho, mas é maior que em 2016

No comparativo com julho de 2016, percebe-se um aumento de 10 pontos

19 Jul2017Da redação18h52

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) campo-grandenses, mensurada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), aponta uma retração no índice no mês de julho, quando comparada a junho deste ano, de 78,9 pontos para 76,8, uma redução de 2,6%. Porém, no comparativo com julho de 2016, percebe-se um aumento de 10 pontos, uma vez que em julho do ano passado a intenção de consumo era de 65,4.
 
“Apesar da reação um pouco menor este mês, percebemos uma diferença considerável em relação ao mesmo período do ano passado e isso é muito significativo, pois mostra uma confiança maior do consumidor em relação aos fatos ocorridos em 2016, quando nossa economia estava em uma situação bastante delicada. Os últimos acontecimentos políticos no País devem ter motivado essa redução em julho, mas acreditamos que isso deva mudar nos próximos meses”, afirma o presidente do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF-MS), Edison Araújo.
 
Dentre os indicadores que compõem o ICF, o que apresentou índice positivo foi a avaliação do emprego atual, com 4,2%. A maior queda foi na renda atual, - 7,6%, seguido por compra a prazo (acesso ao crédito), - 4,5% e perspectiva de consumo, - 4,4% em relação a junho.
 
A preocupação das famílias em relação ao mercado de trabalho aparece no componente perspectiva profissional, que apresentou queda de 2% na comparação mensal. Mas quando perguntados sobre como se sentem em relação ao emprego, 32,8% dos campo-grandenses afirmaram estar mais seguros em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Veja Também

A partir desta segunda, consulta ao saldo do PIS está liberada
Má governança ambiental põe em risco a contribuição brasileira para o Acordo de Paris
Petrobras reduz preço da gasolina nas refinarias em 1,75%
Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor
Petrobras reduz preço da gasolina nas refinarias em 1,75%
Setores Rural e Empresarial contratam R$ 1,062 bilhão do FCO
Beleza cultural nos salões
Dia dos Pais movimentará R$ 136 milhões na economia de MS
2º Congresso Sul-mato-grossense de Empresas Familiares
CPI dos Cartões de Crédito recomenda medidas para reduzir risco