Menu
22 de maio de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega banner ALMS - AUDIÊNCIA PÚBLICA
Produção de grãos

MS é último da região Centro Oeste

Estado deve produzir um terço do total produzido por Mato Grosso, o campeão nacional

5 Jan2017Laureano Secundo10h12

Apesar de o Centro Oeste com 90,6 milhões de toneladas de grãos, estar liderando a produção de grãos do país, Mato Grosso do Sul é o último colocado entre os estados da região quando a produção de grãos. com uma colheita estimada em 52,7 milhões de toneladas Mato Grosso aparece não só como maior produtor da região mas de todo o pais, enquanto que Mato Grosso do Sul deve colher um terços da produção do vizinho sendo superado até por Goiás que 20,2 milhões de toneladas de grãos.

Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que estima que a região produzirá 90,6 milhões de toneladas de grãos, de um total de 213 milhões de toneladas projetadas para a safra 2016/2017. A soja e o milho são as principais culturas do Centro-Oeste. Entre os estados,

Os números do terceiro levantamento da safra da Conab, divulgados em dezembro do ano passado, apontam o Sul como o segundo maior polo agrícola do país, com colheita projetada em 75,2 milhões de toneladas de grãos. O Sudeste ocupa o terceiro lugar no ranking nacional da agricultura, com 22,3 milhões de toneladas de grãos. O Nordeste aparece em quarto, com 16,1 milhões de toneladas, e o Norte, em quinto, com 8,7 milhões de toneladas de grãos.

Da área de 48,8 milhões de hectares prevista para o ciclo 2016/2017, 23,7 milhões de hectares estão no Centro-Oeste. Outros 19,4 milhões de hectares ficam no Sul. O Nordeste aparece em terceiro lugar, com 7,6 milhões de hectares destinados ao cultivo de grãos. No Sudeste, a produção agrícola ocupará 5,6 milhões de hectares, e no Norte, 2,7 milhões de hectares.

Além de MT, outros quatro estados se destacam pela produção agrícola. A colheita no Paraná é estimada em 36,9 milhões de toneladas de grãos e em 31,6 milhões de toneladas no Rio Grande do Sul. A safra em Goiás é projetada em 20,2 milhões de toneladas de grãos e em 16,8 milhões de toneladas em Mato Grosso do Sul.

Veja Também