Menu
21 de maio de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega banner FIEMS - Mês da Industria
Famílias gastando menos

Gasto médio das contas de consumo dos brasileiros recua 1,8%

Levantamento constatou que região Norte teve a maior queda, superando 6%

10 Nov2016Da redação14h45

Segundo base de dados do Celcoin, as famílias estão gastando menos, em média, por cada conta de consumo paga no mesmo período do ano passado. Em todo o país a redução foi de R$ 113,21 em média por conta paga no terceiro trimestre de 2015, para R$ 111,13 no mesmo período em 2016. Na região Norte ocorreu a maior queda, com retração de 6,1%, seguida pela Nordeste com menos 4,4% e Sudeste, 0,9%. No entanto, na região Sul houve um pequeno aumento de 1%.

Segundo análise do Celcoin, a redução no gasto do brasileiro com pagamento de contas é resultado da conjuntura econômica, impacto da inflação e aumento do desemprego no país. Esta é a primeira vez que a empresa divulga levantamento sobre o cenário de pagamentos de contas. A ideia é divulgar o levantamento a cada trimestre.

De acordo com análise do Celcoin, considerando que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor do mesmo período foi de 9,98%, além de haver uma redução no gasto médio de contas, a inflação contribuiu para diminuir o poder de consumo dos brasileiros.

Esta é a primeira vez que a empresa divulga o levantamento sobre o cenário de pagamentos de contas e considera o gasto dos usuários com contas como água, luz, telefonia e IPTU. A ideia é divulgar os dados a cada trimestre.

Veja Também