Menu
20 de maio de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Qualificação

Um ano de inovação Gastronômica

Escola de Turismo e Gastronomia transforma o segmento em Campo Grande

11 Mai2019Da redação11h08

O Senac Turismo e Gastronomia completa o primeiro ano de atuação com uma performance de chamar a atenção. Inaugurado em 10 de maio de 2018, a unidade tinha pretensões ousadas para um ano marcado por desconfianças tanto econômicas quanto políticas em âmbito nacional. O tempo mostrou que investir em qualificação, ouvindo as necessidades de empresários e dos próprios profissionais da área, valeu a pena. 

A meta estipulada para matrículas foi superada e mais de 70 por cento das vagas disponibilizadas para vendas, foram preenchidas. Indicadores como cancelamento de turmas ou de desistência de alunos também são baixíssimos. Para se ter uma ideia, dos 142 títulos ofertados nesse um ano, apenas seis turmas foram canceladas e a evasão é de menos de 6%, um excelente indicador frente às instituições de ensino em geral. Outro indicador, o da satisfação do cliente está em 90%.

“Os cursos de gastronomia e bebidas da unidade têm uma resposta muito positiva do mercado, mostrando a importância do setor gastronômico como impulsionador da economia da nossa capital”, afirma o diretor regional do Senac MS, Vitor Mello. “Aliado a uma oferta de cursos condizente com a demanda do mercado, podemos garantir que é a unidade campeã de demandas por serviços de consultoria r assessoramento técnico, seja  no que diz respeito a implantação do programa Senac  de segurança alimentar, elaboração de fichas técnicas, elaboração de cardápios para restaurantes ou treinamento de equipe tanto de salão quanto de cozinha.” 

A escola - Referência nacional de infra estrutura e de gestão, a escola já recebeu a visita técnica de seis departamentos regionais do Senac (Alagoas, Goiás, Sergipe, Mato Grosso, Amazonas e Minas Gerais) além de várias outras instituições interessadas em aprender sobre o prédio. A escola possui 10 ambientes pedagógicos entre eles cozinhas didáticas, adega, espaço gourmet, sala para bartenders, restaurante escola, ambiente para panificação, confeitaria, entre vários outros onde os alunos têm a oportunidade aprenderem teoria e prática.

A partir da inauguração do prédio, o Senac teve a oportunidade de ofertar novos cursos para a população: padeiro, confeiteiro e, este ano, um título inédito no MS: o curso de sommelier , um diferencial para Campo Grande, que precisou disponibilizar duas vagas a mais para atender a clientela. “Só na semana passada, iniciamos os cursos de padeiro, cozinha fácil, rápida e descomplicada, além dos técnicos em restaurante-bar e de hospedagem, pelo Programa Senac de Gratuidade”, conta a gerente da unidade, Roberta Ávalos. “Nossa ocupação de ambientes é constante e temos uma ampla programação para estes próximos meses”, conta. E quem pensa que a gastronomia atrai só o público adulto, se engana. “As turmas abertas para crianças e adolescentes, em janeiro e julho – período de férias – foram um sucesso e atraíram quem desde cedo já quer fazer comida como gente grande.”

Restaurante-escola - “Estamos com serviço aberto a população, que pode, ainda, desfrutar do ambiente do restaurante-escola e vamos implantar algumas novidades para melhor atender nossa comunidade. Uma delas é a realização das noites temáticas, quando vamos fazer um cardápio especial para atender um tipo de culinária específica. Já fizemos a Noite Portuguesa, onde o bacalhau foi o item principal. Teremos as noites italianas, sírias, peruanas, entre outras, sempre uma vez por mês”.

Para atender um público diferenciado,  a partir desta semana, a unidade vai oferecer a comida por quilo. “Nosso entorno é formado por várias escolas e por isso, muitas famílias que estão em trânsito com suas crianças nos procuram em busca de facilidades para seu almoço. Para atender a esse público que quer tudo rápido e pronto, vamos disponibilizar nosso espaço”, adianta Roberta.

Para chegar a uma maturidade em tão pouco tempo, Vitor Mello afirma que o investimento no corpo docente, com capacitações constantes e atualizações do que é oferecido nas cozinhas mundiais é a chave do sucesso e isso também é feito durante todo o ano. “Nós queremos ofertar um serviço de excelência para o empresário e também para os futuros profissionais que buscam nossas qualificações. Por isso, ter uma equipe treinada, capacidade e o melhor de tudo, engajada para aperfeiçoar as práticas e fazer dar certo, é a certeza de uma história de sucesso”.

 

Veja Também