Menu
15 de dezembro de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Mega Banner Pátio Central - Natal
Comércio

Comércio deve contratar mais de 5 mil

Contratação de temporários cresceu 3,5%

12 Out2018Laureano Secundo10h02

Estimativa do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS) aponta o crescimento de 3,5% na contratação de temporários em Mato Grosso do Sul já a partir deste mês. Conforme sondagem para o Estado, o número de temporário deve ser de 5.200 trabalhadores, sendo 2.100 para Campo Grande.

“Este ano estamos prevendo a inclusão do trabalho intermitente, possível de contratação após a Reforma Trabalhista. Acreditamos que as lojas âncoras, supermercados e similares podem ser beneficiados com essa nova modalidade”, afirma o presidente do Sistema Comércio, Edison Araújo. “Mas vale ressaltar que, mesmo com projeção favorável, devemos observar o impacto que as eleições e as obras do Reviva Campo Grande em um trecho da Rua !4 de Julho, em Campo Grande, podem ter sobre a efetividade desse leve crescimento nas contratações”.

O alerta é baseado em indicadores como o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) que detectou queda em alguns meses desse ano. “Em agosto, na comparação com julho, o indicador caiu 2,5%”, explica a economista do IPF MS, Daniela Dias.

Apesar disso, o cenário econômico não é ruim. Daniela lembra que o período de festas de fim de ano, historicamente, é de aumento nas vendas e as pessoas estão dispostas a gastar mais. O fato é retratado na Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (PEIC), onde já se visualizam números positivos. “Em 2018, 20% das pessoas informam estar comprando mais em relação ao ano anterior.”

Outro ponto a ser considerado, segundo a economista é a redução da inadimplência e do número de pessoas com conta em atraso, o que significa a recuperação do crédito. “Com isso, teremos a facilitação do pagamento parcelado, aconselhável apenas quando realizado de forma consciente e em conformidade com o planejamento orçamentário”, frisa Daniela.

 

 

Veja Também

Fazenda defende venda direta de etanol do produtor para os postos
Contribuinte tem até sexta para pagar ICMS com desconto de até 90%
Governador e embaixador do Chile discutem estratégias para Corredor Bioceânico
Frigorífico multado por poluir córrego
Governo lança tecnologia para produzir 1º carro híbrido flex do mundo
Contribuinte tem mais 10 dias para aproveitar Refis da prefeitura
Economia Campo Grande tem a menor inflação dos últimos 18 anos Habitação, Transportes e Despesas pessoais foram os vilões
Petrobras reduz em 1,50% preço de gasolina nas refinarias
Começa do Abono Salarial PIS de 2017
Contribuintes com débitos de ICMS já podem aderir ao Refis 2018