Campo Grande •20 de Fevereiro de 2018  • Ano 7
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner Águas Guariroba - Campanha Águas Faz Mais

Da Agência Brasil | Quarta, 12 de Julho de 2017 - 11h21Comércio varejista tem queda de 0,1% no volume de vendas em maio, diz IBGEQueda veio depois de uma alta de 0,9% na passagem de março para abril

Queda veio depois de uma alta de 0,9% na passagem de março para abril, diz IBGE
Queda veio depois de uma alta de 0,9% na passagem de março para abril, diz IBGE (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O volume de vendas no comércio varejista apresentou uma queda de 0,1% entre abril e maio deste ano, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda veio depois de uma alta de 0,9% na passagem de março para abril.

Na comparação com maio de 2016, o comércio registrou uma alta de 2,4%. Nos acumulados do ano e de 12 meses, no entanto, foram registradas quedas de 0,8% e 3,6% respectivamente.

Na passagem de abril para maio, quatro dos oito segmentos apresentaram recuo no volume de vendas: tecidos, vestuário e calçados (-7,8 %) , livros, jornais, revistas e papelaria (-4,5 %) , equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-2,8 %) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,1 %).

Por outro lado, quatro segmentos tiveram aumento das vendas: supermercados, alimentos, bebidas e fumo (1,4 %) , móveis e eletrodomésticos (1,2 %) , artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria (0,9 %) e combustíveis e lubrificantes (0,6 %) .

Avaliando-se o varejo ampliado, que também reúne os materiais de construção e veículos e peças, houve uma queda de 0,7%, apesar dos dois segmentos citados terem apresentado alta: veículos (1,2 %) e material de construção (1,9 %).

Receita nominal

A receita nominal do comércio varejista teve crescimentos de 0,2% na comparação com abril, 3,1% na comparação com maio de 2016, 1,8% no acumulado do ano e 3,5% no acumulado de 12 meses. Já a receita do varejo ampliado caiu 1,2% na comparação com abril, mas cresceu 4,5% na comparação com maio de 2016, 1,1% no acumulado do ano e 0,2% no acumulado de 12 meses.

Veja Também
IPTU pode ser pago até sexta-feira com 20% de desconto
MS tem oito municípios que subiram de categoria
Demanda mundial puxa exportações de minério de ferro do maciço de Urucum
Colheita da soja já atinge 5%
Inflação sobe, mas é a menor para janeiro desde 1994
Serviços fecham 2017 com queda de 2,8%, segundo IBGE
JBS vai inaugurar fábrica de R$ 40 milhões
Sefaz disponibiliza canal de atendimento virtual ao cidadão
A segunda maior safra da história
Em fevereiro, contas de energia seguem com bandeira verde
Square notícia uci
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothNews
DothShop
Rec banner - Patio central
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2018 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento