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21 de fevereiro de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Fitness
28 Dez 2019 14h12
Square Tanquinho FIT - Joane

Tapioca em dieta para emagrecer?

Gostosa, mas ordinária kkk... Essa é triste porém é fato galerinha: amo tapioca, mas penso três vezes antes de comer ou, pelo menos quando como, escolho bem os horários. 

Pessoal o intuito é somente esclarecer um grande equívoco que a maioria das pessoas tem a respeito de "emagrecimento e tapioca"... Post do @doutorandregustavo: 

A galera fit adora a tapioca, por isso, acaba inventando mil formas de saborear essa famosa iguaria do mundo fitness. Como já comentei a grande fama se deve ao fato dele não ter glúten e muitos pensam que a Tapioca tem um baixo índice glicêmico (IG). NÃO MESMO!

 Pessoal tapioca ou mandioca é uma coisa, farinha feita desse tubérculo é outra. E e ainda esquentar a farinha é ainda pior. Contextualizando: os carboidratos podem ser absorvidos rapidamente ou lentamente e essa velocidade de absorção está diretamente relacionada com a concentração sanguínea de glicose e, consequentemente, de insulina.

De uma forma geral, quanto mais rápido o carboidrato é liberado na corrente sanguínea, maior será o pico de insulina. Isso pode trazer algumas repercussões negativas, especialmente fome precoce e maior chance de acumular gordura. Baseado nesse pressuposto, carboidratos de alto IG (> 70) deveriam ser evitados, enquanto os de baixo (<55) e médio (56-69) IG deveriam ser os escolhidos.

De acordo com a forma do alimento ele vai ser digerido e absorvido em velocidades diferentes o que vai jogar açúcar/glicose no sangue em quantidade/tempo diferentes. Mandioca crua, tem IG baixo, farinha ja tem IG mais alto que o açucar branco! E se colocar na panela para crepioca ? Ai ferrou, voce perde o que restava do amido resistente e está ingerindo algo com  índice glicêmico mais alto que o pão branco!

Seu pâncreas se mata para jogar insulina e tirar todo esse açúcar do sangue. Que vai pra onde? Vai ser armazenado na forma de gordura, amigos. E você estraga uma parte do dia em que todos os hormônios estão a seu favor para queimar gordura, o jejum matinal.

E não adianta colocar frango, chia manteiga de amendoim pra baixar o índice glicêmico, você vai conseguir apenas reduzir a velocidade de digestão cerca de 10 a 20 pontos. Para uma tapioca cujo o IG é maior que 110 continua sendo uma bela BOMBA de AÇÚCAR !

Dúvidas? Deixe abaixo.

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Comentários
alessandra nicolau ferreira em 11 Jan 2020

bom primeiramente eu não sou fit e eu na minha opinião acho que as pessoas que são fit sao burras por isso eu tenho 35 k e como igual uma pessoa gorda e não engordo essa e a minha opinião

THIAGO SOUZA em 7 Jan 2020

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silvana soares em 7 Jan 2020

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Katy - @madame.amelia em 3 Jan 2020

Affff... eu adoroooo essa ordinária! E o problema é que normalmente não fico só em 1 e o recheio nem sempre colabora! Evito, mas qdo resolvo comer, exagero!

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