Campo Grande •28 de Maio de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | Terça, 11 de Outubro de 2016 - 12h41UFGD prorroga as inscrições para o Vestibular 2017Nova data foi definida em virtude do retorno do expediente nos bancos

(Foto: Divulgação/UFGD)

Com a publicação do Edital de Retificação CCS nº 04, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) prorrogou para 19 de outubro o prazo para pagamento da taxa de inscrição do Vestibular 2017. A nova data foi definida em virtude do retorno do expediente nos bancos.

Pelo cronograma anterior, para efetivar a inscrição, os interessados deveriam fazer até hoje, 10 de outubro, o pagamento da taxa de R$ 80,00 via Guia de Recolhimento da União (GRU). Agora os candidatos têm até a próxima terça-feira para pagar a guia.

Vale ressaltar que o novo prazo não altera a data de realização das provas do Vestibular, que serão aplicadas no dia 20 de novembro, períodos matutino e vespertino, nas cidades de Dourados e Campo Grande.

Cotas sociais - No total, a UFGD está disponibilizando 962 vagas distribuídas em 32 cursos de graduação, com duas opções de ingresso: acesso universal e reserva de vagas. A reserva de vagas, também conhecida como cotas sociais, é um cumprimento à Lei 12.711/12, que orienta que no mínimo 50% das vagas sejam reservadas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.  

Dessa forma, no Vestibular 2017, a UFGD oferece 490 vagas na reserva para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e 472 para ampla concorrência. Isso porque cursos com número ímpar de vagas, como o de Direito, por exemplo, que tem 27 vagas, destinam a parte maior para a reserva, ficando então 13 vagas para ampla concorrência e 14 para a reserva de vagas.

Dentro da reserva para estudantes de escolas públicas, metade das vagas é destinada a candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um 1,5 salário-mínimo per capita e a outra metade para renda familiar superior.

As vagas reservadas serão destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas em proporção no mínimo igual à soma dessas populações em Mato Grosso do Sul, que é de 51,95%, apurado segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se não houver candidatos aprovados com o perfil de cada grupo de reservas, as vagas remanescentes serão ocupadas por candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O candidato que não optar, no ato da inscrição, por participar do sistema de reserva, ainda que atenda às exigências, concorrerá apenas pelo sistema universal.

Obras
A lista de obras que serão cobradas no Vestibular 2017 contém 12 livros, 7 filmes, 3 contos, 2 poemas e 1 peça teatral. As obras foram divulgadas previamente, ainda em abril de 2016, com o intuito de ajudar na preparação do candidato e facilitar o planejamento e abordagem que os professores usam em sala de aula.

Dentre os títulos, há obras regionais, como Margem de Papel (Emmanuel Marinho); nacionais, como O Menino e o Mundo, filme indicado ao Oscar 2016; Em Nome da Lei, longa filmado em Dourados; e clássicos como Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Marquez. Para conferir a lista completa, acesse o link:http://cs.ufgd.edu.br/download/Edital_obras_psv_2017_2018_2019.pdf.

Mais informações pelos telefones (67) 3410-2840 ou (67) 3410-2846.

Veja Também
Instituto oferece quatro vagas para estagiários de Ensino Médio
Vagas para estagiários de Farmácia, Pedagogia, Direito, Jornalismo e outros
Senac Aquidauana abre inscrições para cursos em diversas áreas
Vagas para engenheiro agrônomo, auxiliar de contabilidade e outros
Sexta, 26 de Maio de 2017 - 08h12Habilitados do Vale Universidade Indígena são convocados para assinatura de termos Relação completa está no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira
Feira Conecta oferece 1,7 mil vagas em capacitação gratuita
Evento na Capital oferece vagas de emprego e qualificação
Quarta, 24 de Maio de 2017 - 09h00Funsat oferece vagas para auxiliar de logística, estoquista e serralheiro Atendimento é feito das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira
Eldorado oferece 16 vagas de trabalho em Mato Grosso do Sul
Qualifica Campo Grande abre seleção para contratar profissionais
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
DothNews
Rec banner - cirurgia.net
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento