Menu
22 de abril de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Útimo dia

Termina nessa terça-feira o prazo para pagamento da inscrição do Exame da IFMS

Taxa é de R$ 20,00, e aprova será realizada no dia 20 de novembro

8 Nov2016Da redação14h20

Candidatos inscritos no Exame de Seleção 2017, para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), têm até esta terça-feira, 8, para efetuarem o pagamento da taxa de inscrição. O prazo para que os interessados se inscrevessem terminou nessa segunda-feira, 7.

A taxa de R$ 20,00 deve ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil. O candidato deve imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada no sistema de inscrições disponível na Central de Seleção do IFMS, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

O prazo para pagar a taxa também vale para os candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa de inscrição negada. A lista dos pedidos de isenção deferidos e indeferidos está disponível na Central de Seleção.

Foram abertas 1.600 vagas distribuídas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Eram nove opções de cursos técnicos integrados: Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

Puderam se inscrever no Exame de Seleção 2017 estudantes que concluíram ou irão concluir o ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro do ano que vem. Outro requisito era ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio.

Metade das vagas era reservada aos candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, havia cotas aos que comprovassem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aos que se autodeclarassem pretos, pardos ou indígenas.

Pela primeira vez, o IFMS adotará a verificação da autodeclaração de negros e pardos. As características fenotípicas de cada candidato serão analisadas por uma comissão de verificação por meio de foto enviada na inscrição.

Será aplicada no dia 20 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus. Serão 50 questões objetivas de língua portuguesa (20), matemática (20) e conhecimentos gerais (10).

A previsão é que a primeira chamada seja divulgada no dia 9 de dezembro. As chamadas subsequentes deverão ocorrer a partir de janeiro de 2017.

Dúvidas ou solicitação de informações devem ser encaminhadas para o e-mail exame@ifms.edu.br.

Curso integrado – Nesta modalidade, o estudante cursa o ensino médio e a formação técnica de forma articulada. O diploma tem validade nacional e o habilita tanto a ingressar em cursos de nível superior quanto ao exercício profissional.

O estudante pode participar de programas de iniciação científica e tecnológica do IFMS, que permitem a realização de pesquisa aplicada sobre temas das mais variadas áreas de conhecimento, além de atividades de extensão junto às comunidades dos municípios.

Veja Também

Empretec em Campo Grande está com inscrições abertas
Concurso da Polícia Federal abrirá 500 vagas para cinco carreiras
Vagas para consultor de vendas externo e vendedor técnico externo
Programas ‘Odontologia para Bebês’ e ‘Cozinha Experimental’ irão a Dourados
Senac oferece opções variadas para cursos na área de arquitetura e design
Confira data e conteúdo programático para o Vestibular UFMS 2019
Seleção para estagiários do TJMS atrai mais de 2 mil candidatos
Assembleia prorroga validade do seu primeiro concurso público
Inscrições para concurso com 67 vagas continuam abertas
Processo simplificado contrata médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem