Menu
19 de fevereiro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Agropecuária

Senar/MS oferece assistência técnica a mil produtores de leite

Antes de iniciar capacitação, produtores rurais informam o interesse ao sindicato rural do seu município

10 Fev2019Da redação08h33

Aproximadamente mil produtores de leite de Mato Grosso do Sul já recebem o curso Negócio Certo Rural, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Esse é primeiro passo para participar da Assistência Técnica e Gerencial da instituição.  

Com as orientações do curso, os produtores da pecuária de leite estão aptos para receber a consultoria do programa Mais Leite, iniciativa que melhora a gestão na propriedade e amplia as possibilidades de rentabilidade e sustentabilidade.

Antes de iniciar a capacitação, os produtores rurais informam o interesse ao sindicato rural do seu município. Com a sinalização, a equipe inicia o trabalho verificando a demanda. Em seguida, os interessados são convidados para uma reunião de sensibilização, que é a apresentação da metodologia a ser aplicada.

“O programa oferece um norte para a produção e traça uma meta a ser alcançada. Com gestão, o produtor consegue saber quanto deve produzir de leite por dia para obter lucro na atividade, aplica técnicas sustentáveis que geram resultados e transformam a propriedade e suas vidas”, explica a diretora técnica do Sistema Famasul, Mariana Urt.

Neste ano, o Mais Leite está presente em 51 municípios, com um corpo técnico formado por 40 profissionais que atuam no campo, além de quatro supervisores. Com o diagnóstico, a equipe oferece um conjunto de ações adequadas para cada propriedade que vai desde manejo, administração do negócio, planejamento, entre outras.

O coordenador do programa, Juliano Coelho, fala que não existe uma receita de bolo para obter resultados, mas o engajamento é fator determinante. “O conhecimento oferecido nas capacitações e o planejamento otimizado com base em indicadores podem influenciar diretamente na efetividade da iniciativa”, explica.

Na cartela de cursos de Formação Profissional Rural – FPR, o Senar/MS tem ainda capacitações de produção de leite com qualidade, criação de bezerras e novilhas, casqueamento de bovinos, fabricação de derivados de leite, ordenhadeira mecânica, manejo básico de bovinos de leite e de ordenha, além de palestras, oficinas e encontros técnicos que atendem produtores de leite, trabalhadores da área e familiares.

Veja Também

Concurso com 18 vagas para professor recebe inscrições até dia 25
Xico Graziano vem a Capital falar sobre desafios do agronegócio para jovens
Vagas para  ajudante de carga e descarga, motorista e outros
Vagas para auxiliar financeiro, eletricista, alinhador de rodas e açougueiro
IFMS oferece curso sobre estratégias de ensino para professores
Interior tem 456 vagas de emprego disponíveis
Colégio Elite MACE oferece bolsas para estudantes em MS
Prefeitura convoca 60 aprovados para assistente educacional inclusivo
Empresas têm cinco vagas para arquivista e 10 para motorista
UFGD oferece bolsas e auxílios para estudantes