Campo Grande •24 de Março de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner Aguas - Campanha Março

Da redação | Sexta, 30 de Dezembro de 2016 - 14h32Profissionais da iluminação cênica ministram curso gratuito na CapitalCurso que é de graça para população recebeu recursos do Fundo de Investimentos Culturais

(Foto: Divulgação)

A iluminação cênica de uma peça de teatro, de uma apresentação de dança, de um show, entre outros, faz toda a diferença no resultado final de cada tipo de espetáculo. Para formar novos iluminadores e trazer mais conhecimentos e técnicas aos profissionais que já atuam na área, de 10 a 19 de janeiro acontece a primeira edição do “Curso de Iluminação Cênica: Iniciação, Criação e Tendências no Brasil”, no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande-MS, com inscrição gratuita.

A ideia de criação do curso partiu da iluminadora Camila Jordão. “Costumo dizer que o iluminador é ‘casado com o diretor’ (de uma peça teatral, de uma apresentação de dança, entre outros). Na concepção de um espetáculo a primeira pessoa que o diretor liga é o iluminador, depois vem cenário, figurino.

A luz define muitos detalhes, até mesmo se vai ter cenário ou não, muitas vezes a luz é o próprio cenário. Ela vem como uma forma de o público compreender o que ele está vendo, não só no texto. Ela desperta as sensações no expectador, leva a emoção, a reflexão ou a própria raiva. A luz é como se fosse o texto visual”, fala Camila sobre a importância da iluminação cênica.

Cronograma do curso - Junto a Camila, o curso contará com os ensinamentos dos renomados iluminadores nacionais César Germano, Aline Santini e Roberto Gill Camargo.

De 10 a 12 de janeiro, Camila se debruça sobre o tema ‘Conhecimento técnico e prático dos equipamentos de iluminação’. Desde 2009 atuando na área, Camila chegou a trabalhar ao lado de Jorginho de Carvalho (um dos pioneiros da iluminação no Brasil) e atende grupos/profissionais como: Corpomancia, Cia Dançurbana, Fulano Di Tal, Prosa e Segredo, Escola Duo de Balé, Hermanos Irmãos, Márcio de Camillo e outros.

“Iniciarei o curso com os aspectos básicos da iluminação cênica, falando, por exemplo, sobre o que é o espaço cênico, refletores, mapa de luz, roteiro, dentre outros. O curso será muito prático: o aluno estará no palco, com luvas, ferramentas; mexendo, conhecendo os equipamentos, enfim, habituando-se ao universo da iluminação cênica”, conta.

De 13 a 15 quem sobe ao palco é o iluminador César Germano com o tema ‘História da iluminação e tecnologia’. Formado em Artes Plásticas pela UFMS, César trabalha há mais de 20 anos nas Artes Cênicas. Em sua trajetória profissional, trabalhou como assistente do diretor/iluminador Jorginho de Carvalho no Teatro O Tablado, Universidade do Rio de Janeiro (UniRio) e foi professor de Produção Executiva da FAETEC/RJ. Como iluminador cênico colabora com companhias como: Cia o Grito, de Blumenau-SC, com direção de Leandro de Assis; Escola Duo de Balé, de Campo Grande-MS, com direção de Gisele Dória e Flávia Siufi; Ensino em Cena, do Rio de Janeiro-RJ, com direção de Francis Ivanovich e outras.
 
“Vou abordar em aulas teóricas o processo criativo na iluminação cênica usando como referência aspectos históricos como, por exemplo, a montagem de ‘Vestido de Noiva’ no Theatro Municipal do Rio de Janeiro-RJ em 1943, o processo de outros iluminadores como Bob Wilson e também meu próprio processo. Memória da cor, percepção visual, tecnologia e outros assuntos serão discutidos e colocados em prática nessas aulas, levando o aluno a descobrir seu processo de criação”, revela César.

Já de 17 a 19 quem compartilha seus conhecimentos é a iluminadora Aline Santini, falando sobre ‘Criação de Luz’. Ela é graduada em Artes Visuais, pós-graduada em Lighting Design pela Faculdade Belas Artes e cursou a Academia Internacional de Cinema (AIC). Atuando com iluminação há 16 anos, traz no currículo trabalhos com grandes diretores, companhias, artistas de teatro, dança e performance em São Paulo-SP, tais como Gerald Thomas, Zé Celso e Denise Stoklos.

Entre as atividades programadas em suas aulas, Aline fará uma demonstração teórica de alguns de seus projetos executados em MS e em outros estados. Também falará sobre a história da iluminação, luz, artes visuais, pintura, fotografia, cinema... Além de atividade prática.

Mesa redonda - O dia 16 será marcado por uma programação especial, aberta ao público e gratuita, também no Teatro Glauce Rocha. Às 20 horas será realizada uma Mesa Redonda, com o tema ‘Iluminação Cênica e Tendências no Brasil’, com a presença dos palestrantes e de Roberto Gill Camargo, um dos maiores iluminadores do país.

Ele é doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professor de Iluminação nos cursos de graduação em Teatro e Design da Universidade de Sorocaba. Gill atua na área de iluminação desde 1980 e traz no currículo profissional o trabalho de design e operação de luz de mais de 50 espetáculos de teatro e dança.
 
Inscrições - As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 06 de janeiro pelo link http://migre.me/vNr9f. Para participar é preciso preencher um formulário e fazer uma ‘Carta de Interesse’. Ao todo, são 35 vagas oferecidas para interessados de todo o estado. Ganharão certificados aqueles que obtiverem 100% de presença nas aulas.
 
Serviço -  O “Curso de Iluminação Cênica: Iniciação, Criação e Tendências no Brasil”, acontece de 10 a 19 de janeiro de 2017, no Teatro Glauce Rocha, localizado dentro da Universidade Federal de MS, em Campo Grande-MS. Horário: em todos os dias, exceto no dia 16 (no qual haverá uma Mesa Redonda às 20 horas), as aulas serão ministradas das 14h às 18 horas.

 

Veja Também
Fundesporte abre inscrições para capacitação em Nova Andradina
Prefeitura convoca 63 médicos e 113 profissionais aprovados em concurso
Vagas para chefe de departamento de pessoal e biomédico
Sexta, 24 de Março de 2017 - 11h28Palestra gratuita sobre TI acontece nesta sexta-feira Realizado na Uniderp Matriz, evento discutirá sobre o uso de software livre como alternativa na redução de custos em projetos
Sexta, 24 de Março de 2017 - 10h00IFMS recebe inscrições para bolsistas do EaD até dia 30 Podem participar do processo seletivo servidores do IFMS e o público externo
Vaga para estagiário de Marketing ou Publicidade e Propaganda
Vagas para motorista, auxiliar de produção e agente de atendimento
Curso de fabricação de ovos de Páscoa será oferecido para 300 mulheres
Quinta, 23 de Março de 2017 - 12h00Senai abre inscrições para cursos de MBA e de extensão em parceria com ESPM Interessados devem se inscrever no site www.meufuturoagora.com.br
UEMS abre concurso com 57 vagas para cargos de nível médio e superior
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
Rec banner - cirurgia.net
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento