Menu
19 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Oportunidade

Inscrições para cursos técnicos do IFMS começam na segunda-feira

Vagas para técnico em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia

30 Set2016Da redação09h26

O prazo de inscrições do Exame de Seleção 2017 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) tem início na segunda-feira, 3. A prova é para ingresso de estudantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os candidatos devem se inscrever pela internet.
 
As opções de cursos são para técnico em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.
 
São ofertadas 1.600 vagas distribuídas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
 
Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2017, e possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
 
Todas as regras da seleção estão disponíveis no edital nº 030/2016, publicado na Central de Seleção do IFMS.
 
Inscrição – Os interessados deverão se inscrever até o dia 7 de novembro, exclusivamente pela Página do Candidato da Central de Seleção.
 
A taxa é de R$ 20,00 e deverá ser paga nas agências do Banco do Brasil até o dia 8 de novembro.
 
A inscrição será gratuita para estudantes que cursaram ou que estão matriculados no último ano do ensino fundamental em escolas públicas.
 
A isenção deverá ser solicitada até o dia 24 de outubro. O benefício só será concedido aos estudantes que anexarem uma declaração de matrícula emitida pela escola ou histórico escolar no ato de inscrição.
 
Ação afirmativa – Metade das vagas ofertadas é reservada aos candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.
 
Este ano, o IFMS adotará a verificação da autodeclaração de negros e pardos. As características fenotípicas de cada candidato serão analisadas por uma comissão de verificação por meio de foto enviada na inscrição.
 
Prova – O Exame será aplicado no dia 20 de novembro, nos dez municípios em que o IFMS possui campus.
 
Com duração de 4 horas, a prova será composta por 50 questões de português, matemática e conhecimentos gerais. O conteúdo programático está disponível no item 7 do edital.
 
A previsão é que o resultado final dos aprovados seja publicado no dia 9 de dezembro.

Veja Também

Senac da Capital abre inscrições para cursos na área da beleza
IFMS abre 1.140 vagas em cursos de qualificação gratuitos
Inscrições para curso gratuito do Senac terminam nesta terça-feira
Vagas de trabalho para arquivista e coordenador de costura
Senac da Capital oferece 40 vagas em curso técnico gratuito
Prefeitura abre 75 vagas para assistente educacional
Câmara de Costa Rica adia provas escritas de concurso público
Plataforma oferece 23 mil bolsas de estudo em faculdades de MS
Senac recebe inscrições para cursos na área de informática
Indústrias podem reservar vagas em cursos técnicos do Senai