Menu
18 de dezembro de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Mega Banner SEGOV - Refis 2019
Oportunidades

Inscrições abertas para oficina gratuita de Cerâmica

Oficina gratuita de Cerâmica: Onça Pantaneira será ministrada por Rodrigo Avalhaes

12 Mar2018Da redação15h15

Dentro da programação da 11ª edição da Semana do Artesão da desenvolvida pela Gerência de Artesanato da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da Mostra Arte: “Substantivo Feminino”, realizada pelo Centro Cultural José Octávio Guizzo, será oferecida a oficina gratuita de Cerâmica: Onça Pantaneira, ministrada pelo artesão Rodrigo Avalhaes. A oficina acontece de 23 de março a 16 de maio, de terça a sexta-feira, das 17h30 às 21h30, direcionada para pessoas a partir de 16 anos.

O propósito da oficina é instalar um núcleo de produção de escultura em cerâmica de Bichos do Pantanal, tendo como foco a “Onça Pantaneira” na Capital, devido à grande demanda do mercado e escassez do produto, transformando-o assim numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda para a população, capacitando os alunos nas diversas áreas necessárias à escultura em cerâmica, desde a modelagem, pintura e a queima dos produtos, inclusive com a montagem do forno para queima.

Entre os assuntos estão a elaboração dentro da tradição regional os bichos do Pantanal com foco na “Onça Pantaneira” por meio da cerâmica; repasse de técnicas de produção e execução em cerâmica e de noções de preço de venda; capacitação integral na arte da cerâmica (da modelagem a montagem do forno para queima das peças); criação de produtos para comercialização; criar condições de produção e repasse para quem se proponha a desenvolver o trabalho em cerâmica e incentivar os alunos a produção artesanal, gerando trabalho e renda com essa formação. 

O ministrante, Rodrigo Avalhaes, começou a modelar em argila aos onze anos de idade, seguindo a tradição familiar de artesãos renomados e pioneiros na produção das esculturas em cerâmica que se tornaram símbolo de Mato Grosso do Sul, como as “Onças”, vendidas na Casa do Artesão na Capital, no interior e também em diversos Estados.

Rodrigo participou do Projeto “Sapicuá Pantaneiro”, projeto que nasceu em 2003 com o objetivo de resgatar, desenvolver e incentivar o artesanato da região de Pantanal de Mato Grosso do Sul, preservando a natureza, a cultura e suas tradições como instrutor da Oficina de Cerâmica – Animais do Pantanal.

De 2008 a 2014, ministrou também diversas oficinas de Bichos do Pantanal em Cerâmica em Aquidauana, Bataguassu, Sonora entre outros municípios por meio do Projeto “Artesania MS” da Fundação de Cultura do Estado, criado em 2007 com o objetivo de instalar núcleos de produção artesanal nos municípios de Mato Groso do Sul, de acordo com o potencial de cada município e transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.  

Sobre as inscrições e material: Os alunos deverão trazer os seguintes materiais para uso pessoal: 1 pincel n°16, 1 pincel n°12, 1 pincel n°06, 1 faca de mesa com ponta, pano e balde, 1 bisnaga de durepox, bisnaga de corante líquido (xadrez) nas cores amarelo, azul, vermelho, ocre e preto.

O curso terá carga horária de 111 horas com certificado e oferece 25 vagas, excedendo o número de vagas será criada uma lista de espera até 20 pessoas, caso haja desistência.

As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail programaeducativoccjog@gmail.com a partir de 12 de março com o assunto: Oficina Onça Pantaneira e no corpo do e-mail com nome completo, RG, CPF, e-mail, data de nascimento e telefone.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo está localizado na rua 26 de agosto, 453 – centro, entre a avenida Calógeras e rua 14 de Julho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Veja Também

Escolagov lança plataforma corporativa e anuncia novos cursos
Prefeitura abre vagas para acompanhamento educacional
Aprovados em concurso de Três Lagoas são convocados para posse
Residência médica oferece bolsa acima de R$ 3 mil
Cursos na área da beleza são opções no Senac de Aquidauana
Dez vagas de balconista de açougue e oito para classificador de grãos
Vagas para professores em quatro cidades
Vagas de emprego para Capital e interior
IFMS divulga resultado para ingresso em cursos técnicos integrados
Vagas para atendente, recepcionista, secretária e outros