Menu
21 de novembro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Oportunidades

Inscrições abertas para Oficina de Vivência Rítmica no Marco

Oficina é direcionada a quem queira participar de uma vivência musical rítmica, instrumental da cultura popular

7 Set2019Da redação17h21

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Vivência Rítmica que acontece no Museu de Arte Contemporânea a partir deste sábado (07.09). A oficina é direcionada para pessoas maiores de oito anos interessadas em música e que queiram participar de uma vivência musical rítmica, instrumental da cultura popular.

O curso acontece sempre aos sábados, nos dias 7, 14, 21 e 28 de setembro; 5, 12, 19 e 26 de outubro e 2, 9, 16, 23 e 30 de novembro de 2019, das 16h30 às 18 horas, no Marco, com o professor Francisco Tiago Simão.

A vivência propiciada por este grupo permitirá o contato e expressão através dos instrumentos de percussão e percussão corporal. “Tal vivência refletirá positivamente na atuação e no desenvolvimento humano dos envolvidos, uma vez que é uma atividade em grupo que privilegia a noção de coletividade, bem como a autoexpressão”, diz Francisco.

O objetivo principal desta proposta é dar início a uma atividade musical permanente de percussão dentro do museu até o carnaval 2020, abrindo possibilidades para realização de apresentações, concertos e parcerias com outros grupos musicais. O estudo terá como base a percussão popular brasileira: instrumentos como alfaias (tambores) caixas, chocalhos, atabaques entre outros.

Será trabalhada a percepção auditiva direcionada para ritmo e timbres dos tambores; escrita musical (notação tradicional e/ou alternativa), estudo de baqueta com técnica de caixa-clara ( método do Americano Mark Wessesls disponível na internet); composição de ritmos e nstrumentação/orquestração para execução no conjunto de tambores a partir de células/sílabas matrizes; prática com o conjunto de tambores: música do Maracatu de Baque Virado, sambareggae entre outros; preparação física (atividades de aquecimento, relaxamento, etc.) e oficina de manutenção de instrumentos.

Francisco Tiago Simão possui licenciatura em Educação Musical pela UFMS e pós-graduado em Gestão Cultural pelo Senac. Desde 1994 se destaca como músico e pesquisador em São Paulo. Como professor já desenvolveu oficinas em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Campo Grande, sempre trilhando o caminho da música popular de raiz, carregada de brasilidade e com tendências africanas.

Como percussionista tocou na Banda de reggae “Afetos” e junto com os demais integrantes gravou o CD “Nação Ameaçada”, produzido por Éder Rocha e Mazinho Lima (Mestre Ambrósio) em 1998. Com Éder Rocha teve a oportunidade de se aprofundar na música tradicional do Maracatu Estrela Brilhante do Recife (Baque Virado) e participar do grupo formado por Éder chamado “Olho da Rua”.

Com a Banda do Baque e Bloco do Baque Bolado, ministrou diversas oficinas pelo Brasil e apresentou shows pela capital paulista. Com a Banda do Baque gravou o CD Manifesta, com produção de Sizão Machado. Participou como músico e bailarino do “Abaçaí”, Balé Folclórico de São Paulo, do grupo de música Africana Malinke “Kamberimbá”, além de participar de diversos eventos e espetáculos junto com a “Cia. Cênica Nau de Ícaros”, grupo que mistura circo, teatro e música, tendo como marco dessa fusão o espetáculo “QUASE UMA”, de Marco Vettore.

Seu último trabalho em São Paulo foi no musical “Cambaio”, com músicas de Chico Buarque e Edu Lobo, direção de João Falcão e direção musical de Lenine, realizando apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e em outras grandes capitais brasileiras, numa pequena turnê de oito  meses.

Serviço: Para participar da oficina não é preciso conhecimento prévio em música. O investimento é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). Informações e inscrições pelo telefone (67) 3326-7449. O Marco fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000, Parque das Nações Indígenas.

Veja Também

Comarca de Bataguassu abre processo seletivo de estagiários
Prefeitura de Bonito abre seleção para professores
Sanesul abre processo seletivo para contador, engenheiro e psicólogo
UFGD divulga concorrência preliminar do Vestibular 2020
Senai realiza evento sobre qualificação profissional na Capital e interior
Funsat oferece vaga para supervisor de costura e pintor de automóveis
Funtrab seleciona candidatos para vagas disponíveis desta semana
Prefeitura oferece cursos gratuitos para jovens que procuram emprego
Sebrae oferece curso de gestão financeira em Campo Grande
Abertas inscrições para 2ª edição do curso de mídias digitais