Menu
23 de agosto de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Oportunidades

IFMS abre inscrições para vagas remanescentes do Sisu

São ofertadas 37 vagas para cursos superiores de tecnologia em Campo Grande e Corumbá; inscrições vão até o dia 8

4 Jul2019Da redação15h39

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas no processo seletivo que oferta vagas remanescentes em cursos de graduação ofertados via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso no 2º semestre.

São oferecidas 16 vagas para o curso superior de Sistemas para Internet, em Campo Grande, e 21 vagas para o curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Corumbá.

O item 6 do edital de abertura do processo seletivo, publicado na Central de Seleção do IFMS, previa que, caso houvesse vagas remanescentes após a convocação da terceira chamada, um novo processo seletivo seria aberto pela instituição.

Podem se inscrever os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2016, 2017 ou 2018 e que obtiveram nota acima de zero nas provas de redação e em todas as áreas do conhecimento.

Há vagas reservadas a candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência. 

Já os candidatos que residirem na área de abrangência dos campi, inscritos na ampla concorrência, podem solicitar o bônus de 20% sobre a nota do Enem, por meio de uma ação afirmativa local. 

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas até 8 de julho, na Página do Candidato da Central de Seleção.

É obrigatório que o candidato faça a inscrição com o número do próprio CPF (e não de terceiros), para que o IFMS possa consultar as notas nos arquivos do Enem.

O candidato também deve, obrigatoriamente, informar um endereço de e-mail válido, para o qual será enviado o comprovante de inscrição e informações relativas ao processo seletivo.

Ao final da inscrição online, será emitido um comprovante com o nome do candidato, número da inscrição, CPF, processo seletivo para o qual se inscreveu, campus do IFMS onde concorre à vaga, opção de curso, descrição da cota para a qual escolheu concorrer, além de data e hora do cadastro.

Seleção - Será feita com base na nota total mais alta alcançada pelo candidato nas edições 2016, 2017 ou 2018 do Enem.

A nota total é o resultado da soma das notas nas áreas de conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias) e da redação, juntamente com o percentual do bônus da cota local, se for o caso.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, de acordo com a maior nota obtida dentre as três
últimas edições do Enem, observando a opção de cota do candidato.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para 9 de julho. No dia 12, serão publicados o resultado final e a chamada presencial para a matrícula.

Caso ainda haja vagas remanescentes, no dia 17 de julho será feita a reconvocação dos candidatos.

Cursos - Com duração de dois anos e meio, o curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet, oferecido em Campo Grande, forma profissionais aptos a atuar no desenvolvimento, segurança e manutenção de programas, aplicativos e projetos de sistemas, além de páginas e portais para internet e intranet.  

Já o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é oferecido em Corumbá e tem duração de três anos. O tecnólogo dessa área realiza a programação e cria softwares para equipamentos.

Vagas Remanescentes do Sisu

Curso

Município

Turno

Vagas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Corumbá

Noturno

21

Sistemas para Internet

Campo Grande

Matutino

1

Veja Também

Empresas devem reservar vagas em cursos de aprendizagem do Senai
Inscrições abertas para cursos do Telecentro
Prefeitura convoca 282 aprovados para auxiliar administrativo e educador social
Aberto novo cadastro de reserva para professores temporários
Vaga para enfermeira hospitalar na Capital
Aberta seleção para instrutores de capacitação profissional da Funsat
Abertas 145 vagas em cursos gratuitos na Capital
Senac da Capital oferece cursos na área da gastronomia
Resultado preliminar da prova para assessor de procurador está disponível
Prefeitura divulga gabarito de concurso com mais de 600 vagas