Campo Grande • 05 de dezembro de 2016 • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | quinta, 15 de setembro de 2016 - 07h23IFMS abre curso de Engenharia de Pesca em 2017Pesca artesanal é um dos principais meios de sustento no município de Coxim

(Foto: Coxim Agora)

No intuito de atender a uma demanda da Região Norte do Estado e de reforçar o compromisso social como um dos valores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), o Campus Coxim passará a ofertar, no primeiro semestre de 2017, o curso de Engenharia de Pesca.

A pesca artesanal é um dos principais meios de sustento no município, localizado na região pantaneira e banhado pelos rios Coxim e Taquari. Porém, nos últimos anos, o Sistema de Controle da Pesca de Mato Grosso do Sul (SCPesca/MS) registrou uma queda acentuada na oferta de pescado. Em 1994, o volume no Rio Taquari era de 74.389,5 Kg. Em 2013, caiu para 1.935,7 Kg. A quantidade é quase 40 vezes menor.

Com a abertura do curso de Engenharia de Pesca, o IFMS busca conciliar a conservação do meio ambiente e a utilização racional dos recursos naturais com o desenvolvimento social e econômico local.
 
“Os profissionais formados pelo Instituto irão atuar no fortalecimento da produção sustentável de pescado. A oferta do curso de Engenharia de Pesca atende a uma série de solicitações das associações de pescadores da região, o que reforça nosso compromisso social, um dos valores institucionais”, destacou o pró-reitor de Ensino, Delmir Felipe.
 
Curso – É voltado a estudantes que concluíram o ensino médio ou técnico, e também a profissionais que já atuam na área da pesca e buscam formação superior específica. Anualmente, serão oferecidas 40 vagas. O ingresso será feito por meio o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também haverá seleção para portadores de diploma e transferências.
 
Oferecido em período integral e com duração mínima de cinco anos, o curso terá carga horária total de 3.975 horas.
 
O profissional formado em Engenharia de Pesca atua no cultivo, captura e industrialização do pescado. Pode ainda desenvolver pesquisas no setor público e/ou privado levando em conta o aproveitamento e manejo dos recursos naturais e a criação de espécies aquáticas.
 
Mais informações sobre o curso e projeto pedagógico estão disponíveis no site do IFMS. O endereço é www.ifms.edu.br.
 
Verticalização – Desde o primeiro semestre de 2015, o Campus Coxim oferece o curso de Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional para Piscicultor, com carga horária de 180 horas e voltado a pessoas com ensino fundamental incompleto.

A partir do segundo semestre, o campus passou a ofertar o curso técnico subsequente em Aquicultura, destinado a estudantes que concluíram o ensino médio e com duração mínima de um ano e meio.

Com a abertura do Bacharelado em Engenharia de Pesca, o Instituto Federal promove a chamada verticalização do ensino. Um dos benefícios para a instituição é aproveitar o conhecimento dos professores e a infraestrutura dos cursos já oferecidos.

“A instituição tem a possibilidade de aprimorar os estudos na área, por meio da pesquisa e dos projetos de extensão, e a população a oportunidade de dar continuidade aos estudos. No caso de Coxim, a pessoa pode começar em um curso de qualificação profissional e chegar ao ensino superior”, explicou a diretora de Ensino Superior, Gláucia Lima Vasconcelos.

“O campus já possui dois tanques de 30 mil litros e outros dois de 10 mil litros, e vamos montar um laboratório para produção de alevinos. Temos parcerias com produtores de pescado em cativeiro para a oferta de aulas práticas das turmas da qualificação profissional e do curso técnico, espaços que também serão usados pela graduação”, informou o diretor-geral do Campus Coxim, Francisco da Silva.

Campus – Atualmente, a unidade do IFMS atende mais de 900 estudantes em Coxim e em sua área de abrangência, que inclui os municípios de Alcinópolis, Camapuã, Costa Rica, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde, São Gabriel D’Oeste e Sonora.

O campus oferece cursos de qualificação profissional, técnicos integrados ao nível médio e subsequentes, educação de jovens e adultos, educação a distância, idiomas, graduação e pós-graduação. O IFMS em Coxim está localizado na Rua Salime Tanure, s/nº, Bairro Santa Tereza.

Veja Também
TJ divulga resultado da prova oral do Concurso da Magistratura
Senai abre matrículas para 54 cursos em 11 cidades de MS
segunda, 05 de dezembro de 2016 - 12h23UFGD abrirá Especialização em Educação Especial Ainda neste mês de dezembro está prevista a publicação do edital de seleção de candidatos para a Especialização em Educação...
segunda, 05 de dezembro de 2016 - 08h50Funsat oferece vagas para técnico mecânico, auxiliar de enfermagem e pintor de automóveis Entrega de senhas é das 07h às 17h
segunda, 05 de dezembro de 2016 - 08h33Estágio: fim de ano é momento propício para conseguir uma oportunidade Nesse período muitas empresas abrem vagas, porém os indicadores revelam que a concorrência é bem menor em relação a outras épocas
Senar/MS deverá oferecer mais de 10 mil cursos em 2017
Inscrições para Programas de Residência do HU-UFGD são prorrogadas
Empresas oferecem vagas para estagiário e líderes operacionais
Funsat oferece vagas para gerente de produção, açougueiro e técnico em automobilística
Senac realiza curso que ensina combater envelhecimento da pele
square noticias uci
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothNews
DothShop
Rec banner - cirurgia.net
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2016 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento