Menu
22 de agosto de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Oportunidade

IFMS abre 320 vagas em cursos técnicos

São ofertadas 120 vagas nos cursos técnicos subsequentes em Aquicultura, Edificações e Marketing

3 Jun2019Da redação07h58

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu dois processos seletivos para oferta de cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e para cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Pelo edital nº 038/2019, são ofertadas 120 vagas nos cursos técnicos subsequentes em Aquicultura, Edificações e Marketing. O único requisito é já ter concluído o ensino médio.

Já pelo edital nº 039/2019, a oferta é de 200 vagas nos cursos técnicos integrados em Administração, Edificações, Informática para Internet e Manutenção e Suporte em Informática. Por ser ofertado na modalidade Proeja, além de já ter concluído o ensino fundamental, o interessado deve ter, no mínimo, 18 anos.

Os editais, assim como o quadro completo de vagas em cada município e demais regras dos processos seletivos estão disponíveis na Central de Seleção.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas de 3 a 17 de junho, pela Página do Candidato da Central de Seleção.

Caso o interessado não possua acesso à internet, poderá realizar sua inscrição de forma presencial, na Central de Relacionamento (Cerel) dos campi, nos endereços e horários disponíveis no anexo III de cada edital.

Os candidatos inscritos para os cursos Proeja deverão, ainda, comparecer no campus onde concorre à vaga, no dia 26 de junho, para participar da reunião de apresentação dos objetivos do curso e confirmar o interesse à vaga.

No ato da inscrição, o candidato deve optar em participar do certame por ampla concorrência ou pela reserva de vagas (cotas), na qual podem concorrer apenas aqueles que tenham cursado todo o ensino fundamental (para vagas no Proeja) ou todo o ensino médio (para cursos técnicos subsequentes) em escolas da rede pública.

Metade das vagas ofertadas é reservada aos candidatos cotistas. Desse total, haverá cotas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.

Cronograma -  A seleção dos inscritos nos dois editais será feita mediante sorteios eletrônicos, marcados para 27 de junho, na reitoria do IFMS.

O resultado final dos processos seletivos e a primeira chamada para matrículas ocorrem no dia 3 de julho. Para os convocados, a matrícula deve ser feita no dia 8 de julho.

Segunda e terceira chamadas estão previstas para os dias 9 e 12 de julho, com matrículas a serem efetivadas nos dias 11 e 15, respectivamente.

A previsão de início das aulas é para 29 de julho, para todos os campi e cursos.

Cursos - Os cursos técnicos subsequentes são para estudantes que já terminaram o ensino médio e buscam uma formação profissional. O estudante pode concluir o curso em um ano e meio e recebe certificado de técnico na área profissional escolhida, que o habilita a exercer a profissão.

Já os cursos técnicos integrados na modalidade Proeja, os estudantes maiores de 18 anos e que não concluíram o ensino médio, cursam-no por três anos e, ao concluírem, estarão aptos ao exercício profissional e também com o certificado de conclusão do ensino médio.

Veja Também

Empresas devem reservar vagas em cursos de aprendizagem do Senai
Inscrições abertas para cursos do Telecentro
Prefeitura convoca 282 aprovados para auxiliar administrativo e educador social
Aberto novo cadastro de reserva para professores temporários
Vaga para enfermeira hospitalar na Capital
Aberta seleção para instrutores de capacitação profissional da Funsat
Abertas 145 vagas em cursos gratuitos na Capital
Senac da Capital oferece cursos na área da gastronomia
Resultado preliminar da prova para assessor de procurador está disponível
Prefeitura divulga gabarito de concurso com mais de 600 vagas